Conecte-se Conosco

Saúde

Minas tem 147 casos identificados de variante delta

Publicado

em

Minas Gerais tem 147 casos identificados de variante delta identificados, de acordo com relatório publicado na segunda-feira (30/08) pelo Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG), parceria de diversas entidades do Estado para o monitoramento das cepas do coronavírus.

O comunicado indica que, entre 983 amostras analisadas, 32 foram confirmadas para a variante delta e 115 foram classificadas como casos prováveis. As confirmações foram feitas por sequenciamento do genoma completo, enquanto as amostras que indicaram possibilidades indicaram mutações compatíveis com a cepa identificada inicialmente na Índia.

Na semana entre os dias 15 e 21 de agosto, 29,15% das amostras analisadas no Estado apresentaram compatibilidade com a variante. Nesse período, a região de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi a que indicou maior prevalência da mutação: 75% das amostras analisadas foram identificadas como da variante delta.

A informação reforça a importância de se manter os cuidados na prevenção contra o coronavírus, como uso de máscara da maneira correta e distanciamento social. Estudos indicam que é preciso estar imunizado com duas doses (no caso de AstraZeneca, Coronavac e Pfizer) para garantir melhor eficácia na proteção contra a variante.

O OViGenMG é composto por membros da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Laboratório de Biologia Integrativa da Universidade Federal de Minas Gerais (LBI-UFMG), Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG (NUPAD-UFMG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Este projeto conta com financiamento dos Laboratórios de Campanha e Rede Corona-ômica-MCTI (Rede Vírus-MCTI), Cooperativa de Laboratórios da UFMG (Coolabs) e da FUNED.

Fonte: Por CINTHYA OLIVEIRA – O Tempo

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade