Conecte-se Conosco

Eleições

Minas já teve 65 urnas eletrônicas substituídas: ‘Dentro do esperado’, diz TRE

Publicado

em

Até o momento, Minas Gerais já registrou 65 urnas eletrônicas que precisaram de substituição neste domingo (2/10). A informação foi divulgada ao jornal O TEMPO pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), órgão responsável pelo pleito.

Em entrevista, a secretaria de Gestão de atos Eleitorais, Ana Eliza Pandolfi, defendeu que o número está dentro do esperado, já que o Estado conta com 304 zonas eleitorais em seus 853 municípios. “A eleição está transcorrendo com muita tranquilidade nesse início dos trabalhos, ainda não tivemos nenhuma ocorrência de impedimento da votação e a substituição das urnas está ocorrendo dentro da normalidade de um estado do tamanho do nosso”, pontuou.

A secretária também comentou a alteração de 14 seções eleitorais que funcionavam no PLUG Minas, que precisaram ser transferidas para escolas próximas. “Em razão de furtos de cabos de energia, a gente teve que contigenciar. Mas importante lembrar que as urnas têm a bateria para votação, têm bateria reserva, portanto é um equipamento com uma autonomia para casos de falta de energia elétrica”, destaca Ana Eliza.

Além disso, a secretária também lembrou que, neste ano, a biometria ainda não é cobrada em Belo Horizonte, porém, alguns eleitores poderão ser surpreendidos mesmo sem ter se deslocado ao TRE-MG para fazer o cadastro da digital.

“Em razão de convênios, a Justiça Eleitoral conseguiu importar dados biométricos do Denatran. Portanto, algumas pessoas, ao chegarem para votar terão a identificação de quem poderá usar a biometria”, explicou a profissional.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade