Corpo de Bombeiros
Incêndios em ARAÚJOS e na Serra do Curral são destaques e Bombeiros registram 228 chamadas em apenas 24h
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado, pelo menos, 228 vezes em apenas 24 horas para combater incêndios em vegetação pelo estado. O principal destaque é o fogo que consome parte da Serra do Curral, na grande BH, que já dura três dias. Outro incêndio de destaque foi o de um bambuzal que chegou a fechar a rodovia MG 252 que da acesso a cidade de Araújos.
O levantamento da corporação começou às 12h do último sábado (10/9), e calculou uma média de nove chamadas por hora, especialmente em lotes vagos, propriedades rurais e pastos. Minas Gerais está em estado de alerta pela baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas até esta segunda-feira (12), situação que contribui para a propagação de chamas.
Serra do Curral
O incêndio que atinge a Serra do Curral, em Nova Lima e Belo Horizonte, já dura três dias. Segundo o Corpo de Bombeiros, 19 militares e 22 brigadistas estão no local desde às 5:30 da manhã, fazendo o rescaldo e monitorando novos focos. Além disso, dois aviões estão sendo usados para lançar água nas chamas e um helicóptero trabalha com o monitoramento das esquipes.
Neste sábado (10), o incêndio preocupou as autoridades por sua proximidade das torres de transmissão de energia e das rádios da capital. Além disso, o fogo também chegou perto da Vila Nossa Senhora de Fátima, no Aglomerado da Serra, e da Mineradora Gute Sicht.
Na tarde deste domingo, a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo e o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgard Estevo vão sobrevoar a área para fazer um monitoramento da situação da Serra. Além disso, a Polícia Civil deve abrir um inquérito para investigar as causas do incêndio.
Veja matéria da TV Alterosa sobre o incêndio em Araújos: