Minas
Minas é o estado com maior número de grupos de Alcoólicos Anônimos no Brasil
Criado nos Estados Unidos em 1935, Alcoólicos Anônimos (A.A.) completa 89 anos de atividades mundiais. A irmandade é uma referência na recuperação de alcoólicos em mais de 180 países e tem ajudado milhões de pessoas em todo o mundo a superar o alcoolismo e a viver uma vida mais saudável e feliz. Com informações de Hoje em Dia.
“A sobriedade alcançada por meio da programação de A.A. possibilita que seus membros construam uma nova forma de verem a si mesmos, de verem os outros e se relacionarem com o mundo. Alcoólicos Anônimos oferece que cada um, a seu modo, encontre uma nova forma de viver”, destaca a presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB), Lívia Pires Guimarães.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, sem cobrança de taxas ou mensalidades e a manutenção da sobriedade e do equilíbrio pessoal é um propósito da irmandade. “Não há, entretanto, imposições de nenhuma espécie e todo o programa é feito por sugestões”, explica.
Ao contrário do que é conhecido mais popularmente, Lívia esclarece que o programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos vai além dos 12 passos. “ O conceito de sobriedade de A.A. é alcançado a partir da prática de 36 princípios, organizados em três legados: a recuperação pessoal (12 passos), a unidade de seus membros (12 tradições) e a organização do serviço (12 conceitos)”.
Outro fato também pouco conhecido é que toda a estrutura de serviços de A.A. é organizada e mantida pelos seus próprios membros de forma voluntária. Por meio de práticas inclusivas e democráticas, os grupos elegem seus representantes que irão se encontrar anualmente em uma Conferência de Serviços Gerais, quando são deliberadas ações em nível nacional para toda a irmandade.