Conecte-se Conosco

Minas

Minas cresce 43,5% no turismo e se mantém na segunda posição no país, diz IBGE

Publicado

em

Pelo segundo mês consecutivo, Minas Gerais foi a segunda unidade da federação que registrou o maior crescimento no Índice de Atividades turísticas, medido pelo IBGE, com 45,3%. Já o setor de turismo cresceu 45,2% no primeiro semestre. O Estado esteve também acima da média nacional, que foi de 25,9%. As informações são do jornal O Tempo.
O percentual apurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi impulsionado principalmente pelos segmentos de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê.
Regionalmente, todos os 11 Estados e o Distrito Federal registraram alta no período, com destaque para Ceará (43,8%), Rio Grande do Sul (42,1%) e Santa Catarina (35,35%). No acumulado do ano, o segmento cresceu 61,5%, enquanto a variação em 12 meses registrou avanço de 52, 3%.

Comparações

Em se tratando da receita nominal das atividades turísticas, Minas Gerais teve um aumento de 58,9% quando comparados os índices de junho de 2022 e 2021, estando, nesse caso, levemente abaixo da média nacional, que registrou 60%.
Paradoxalmente, esse valor se comporta dessa forma pelo fato de o mês de junho do ano passado já ter apresentado resultados bastantes positivos naquela ocasião, principalmente quando comparado à média nacional.
Para exemplificar, o número-índice de base fixa (2014=100) de receita nominal de Minas Gerais neste mês foi de 162, ao passo que a média nacional obteve um número-índice de 129,9. Já enquanto em junho de 2021, Minas havia apresentado um resultado de 101,9 enquanto o índice para o Brasil havia sido de 81,6.
 Assim, como as variações são calculadas com base na divisão desses números-índices, Minas Gerais apresentou um aumento menor que a média nacional neste mês.

Empregos

O cenário de retomada do turismo em Minas Gerais também se reforça através dos resultados da economia formal, na qual se verifica um estoque de 372.930 empregados que trabalham direta ou indiretamente no setor turístico em junho de 2022.
Seguindo a mesma linha de comparação ao do Iatur, verifica-se que esse valor representa um aumento de 12,3% em relação ao estoque registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 332.110 empregados, ou diferença de 40.820 empregados entre os dois períodos, o que leva a um saldo médio mensal positivo de 3.401 empregados nesse últimno ano.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio e outros serviços.
Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade