Governo Municipal

Mais de 85% dos notificados com coronavírus em Nova Serrana já estão recuperados

Publicado

em

Mesmo com números otimistas prefeitura de Nova Serrana reforça a importância da prevenção por parte da população

Em Nova Serrana a pandemia de coronavírus tem causado muitos transtornos para a vida dos populares. Impactos econômicos e sociais são a consequência de um período de quarentena que teve que ser instituído diante da gravidade da doença e da possibilidade de proliferação podendo causar assim o colapso na rede pública de saúde.

Contudo as medidas que foram anteriormente amplamente criticadas se mostram nesse momento acertadas, isso porque quase 85% dos casos notificados da doença já são considerados curados.

De acordo com os dados atualizados pela Prefeitura de Nova Serrana na última segunda-feira, dia 27 de abril, desde o início da pandemia até o presente momento a cidade registrou um total de 557 casos notificados com coronavírus.

Entre os casos notificados na cidade entre confirmados e suspeitos, 86% já são considerados curados, o que representa 480 pacientes que já receberam alta da quarentena.

Segundo os dados da prefeitura dos 480 casos com alta, 442, são de pacientes que passaram pelo período de quarentena e após 14 dias sem evolução dos sintomas foram considerados curados pelo governo municipal.

Outros 38 casos foram descartados por exame, sendo considerados negativos. Infelizmente é importante considerar que no município um óbito foi confirmado para o coronavírus, outros dois casos de morte foram no entanto descartados por meio de exames.

Diante dos dados nossa reportagem entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Gláucia Sbampato, que mesmo diante dos números promissores ressaltou a importância da população se manter atenta.

“Os números são positivos diante de um trabalho que vem sendo feito com esforço de toda uma equipe. Porém ainda é muito cedo para comemorarmos. O período de frio está começando e com ele existe um aumento do número de casos de doenças respiratórias e isso é um risco; sendo assim a população deve se manter atenta, se prevenir, manter os hábitos de higienização e usar a mascara”. Disse a secretária.

Gláucia ainda ressaltou que “o uso da máscara é muito importante para evitar a contaminação com o Covid-19; Mesmo aqueles que não apresentam sintomas podem estar com o vírus e a máscara reduz e muito os riscos de contaminação. Ao utilizar a mascara o cidadão diminui em 30% o risco de contaminação com o covid-19, caso tenha contato com alguém que porta o vírus. Se ambos, o portador do vírus e o popular, estiverem usando a máscara, o risco de contaminação é de 1,5%, por isso ressaltamos que as pessoas devem continuar se precavendo”. Informou Sbampato

Nova Serrana acima da média nacional

O percentual de cura registrado em Nova Serrana é significativamente superior as médias obtidas em âmbito nacional, isso porque segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 21 e abril 22.991 pacientes infectados por coronavírus no Brasil foram considerados recuperados.

Conforme as estatísticas do governo federal, o percentual de cura no país representa aproximadamente 56% dos casos confirmados da doença. Sendo baseados nos dados divulgados na última semana.

Até o dia 20 de abril, o Brasil tinha 40.581 casos notificados e 2.575 óbitos confirmados por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Outros casos

O município ainda conta com 71 casos considerados suspeitos de coronavírus e seguem em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Outros três pacientes estão com suspeita e estão em isolamento, contudo estão internados no Hospital São José, onde também são monitorados pelas autoridades de saúde do município.

Exames

É importante ainda considerar que nem todos os casos notificados na cidade foram submetidos a exames. Isso devido ao protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, e ainda, pela falta de kits para realização de exames, um fator que se faz presente em todo o país.

Segundo informado pela secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, “o Governo Federal está aguardando os kits que comprou para caso necessite, utilizar os exames para os profissionais da saúde. O Ministério da Saúde soltou uma norma técnica que os exames (testes rápidos) só poderão ser utilizados em profissionais da saúde e da segurança pública; nós estamos em fase de aquisição e a utilização será de mesma forma orientada pelo Ministério da saúde”. Informou.

Ainda sobre os exames, a secretária ressaltou que “os testes rápidos só tem eficácia quando são realizados no sétimo dia de sintomas, então os nossos serão usados exclusivamente para os profissionais de saúde para que eles não se afastem do serviço no tempo determinado”.

Foi ainda informado pela secretária que os kits para exames já foram adquiridos e chegam a cidade na próxima semana.

Nova estratégias

A Secretaria Municipal de Saúde, visando o combate e o enfrentamento a pandemia, viabilizou um canal para atendimento dos populares via telefone. Com a criação do Telessaúde (0800 940 9500 ou 991712680 – WhatsApp), os populares passam a ter acesso a orientações clínicas relacionadas ao covid-19 sem saírem de casa.

Com dois telefones disponíveis, sendo um o 0800-940-9500 e o whatsapp (37) 99171-2680 os cidadãos, sem nem mesmo sair de casa, evitando assim o risco de contaminação, podem tirar suas dúvidas sobre os sintomas, quais unidades de saúde procurar em caso de agravamento de sintomas, como se prevenir e evitar o contágio e medicamentos que devem ou não devem ser utilizados, entre outras.

Segundo a prefeitura o atendimento é 24h e feito por um profissional de saúde (médico e enfermeiro), treinados e capacitados para dar todas as orientações sobre o Coronavírus e a doença por ele transmitida, a Covid-19.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

 

Tendência

Sair da versão mobile