Economia
Mês de maio chega com energia elétrica mais cara para a população
A partir deste mês Aneel altera a bandeira tarifária de verde para amarela e conta de luz será mais cara
O mês de maio mal começou e uma notícia ruim já chegou para tornar o bolso do brasileiro mais vazio, isso porque a partir desse mês a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.
De acordo com o Governo Federal com a mudança tarifária o valor cobrado será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.
Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.
Cores das bandeiras tarifárias
Atualmente se praticam no Brasil três cores que remetem as tarifas quanto ao consumo de energia. As cores verde, amarela e vermelha com patamares 1 e 2.
De acordo com a Aneel, o sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.