Economia
Mercado de franquias cresce 12% no Brasil; confira as 20 maiores redes do país
Cacau Show lidera a lista de maiores franqueadores do país, seguida por O Boticário e McDonald’s
O mercado de franquias está em forte expansão no Brasil. Os dados do 2º trimestre de 2023 apontam um crescimento de 12,9% no faturamento das empresas do setor, na comparação com o mesmo período do ano passado. O valor passou de R$ 48 bilhões, em 2022, para R$ 54,2 bilhões, em 2023, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O estudo aponta ainda que todos os segmentos de franquias cresceram no 2º trimestre deste ano, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação Food Service e Moda. Estes setores, segundo a ABF, foram beneficiados pela forte retomada dos hábitos sociais presenciais, mas com a manutenção de atividades representativas no delivery e no e-commerce.
De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, o setor de franquias está em crescimento desde o fim da pandemia de Covid-19. “Trata-se do oitavo trimestre de crescimento seguido do setor, sustentando nossa curva de desenvolvimento para além dos impactos da pandemia. Isso representa também a força do modelo de franchising para escalar negócios de forma rápida e organizada – não por acaso, continuamos atraindo novas marcas do exterior – e também do desejo do brasileiro em ter seu próprio negócio, ainda mais agora que as condições econômicas estão mais estáveis”, afirma.
E as franquias estão unindo o poder das vendas presenciais com a força do e-commerce. “Nos chama a atenção a recuperação da movimentação de pessoas nos shoppings centers, associada a um nível de negócios elevados no delivery e outros canais digitais. Mais do que nunca, falamos em operar nos dois mundos, digital e físico, e nos organizar para explorar cada vez melhor a associação dos dois”, aponta o presidente da ABF.
Mas alguns desafios também continuam a ser enfrentados pelos franqueados, como a pressão inflacionária, a dificuldade no acesso a crédito e a mudança de hábitos do consumidor.
“As franquias, os micros e pequenos empresários (independentes e franqueados) lidam ainda com vários desafios no dia a dia, especialmente o aumento de custos em decorrência do período de inflação alta, a dificuldade na contratação de mão de obra, um cenário de juros reais altos e a necessidade de acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor cada vez mais intensas. De uma maneira geral, os que atuam em rede conseguem pela natureza do franchising navegar melhor nesse cenário”, explica Tom Moreira Leite.
Confira as 20 maiores franquias do Brasil em 2022
- Cacau Show – 3.763 lojas
- O Boticário – 3.687 lojas
- McDonald’s – 2.595 lojas
- Colchões OrthoBom – 2.373 lojas
- OdontoCompany – 1.998 lojas
- Subway – 1.861 lojas
- AM/PM – 1.774 lojas
- Seguralta – Bolsas de Seguros – 1.755 lojas
- Lubrax+ – 1.711 lojas
- Óticas Carol – 1.460 lojas
- Burger King – 1.255 lojas
- Shell Select – 1.213 lojas
- BR Mania – 1.184 lojas
- Jet Oil – 1.137 lojas
- CVC Brasil – 1.076 lojas
- Wizard By Pearson – 1.000 lojas
- Bob’s – 997 lojas
- Chilli Beans – 966 lojas
- Correios – 964 lojas
- Help! Loja de Crédito – 824 lojas
Rede de lavanderias expande negócios em MG
A rede francesa de lavanderias 5àsec é uma das maiores franqueadoras do Brasil, com 550 lojas em todas as unidades federativas, sendo 30 em Minas Gerais, com unidades em municípios como Belo Horizonte, Betim, Pedro Leopoldo e Pouso Alegre.
Segundo o diretor de mercado e expansão da 5àsec, Diego Nakagawa, a abertura de novas franquias da empresa disparou a partir de 2016 no país, com uma mudança no comando da companhia. E o mercado de lavanderias ainda tem muito a crescer, na visão dele.
“Nos últimos sete anos a marca conseguiu alavancar bastante. Até então, a gente estava num modelo talvez não tão acelerado como estamos hoje. E entendemos que ainda tem muito espaço para crescer em várias cidades. Uma pesquisa feita no fim de 2018 pelo Sindilav – sindicato que representa as lavanderias – mostrou que apenas 4% da população economicamente ativa hoje consomem o serviço de lavanderias, sendo que a gente tem o potencial de exploração desse mercado em até 20%. Ou seja, temos a possibilidade de quintuplicar esse mercado”, explica Nakagawa.
Há um ano, a 5àsec também decidiu ampliar ainda mais as atividades no Brasil e lançou uma nova marca com preços mais populares, a LavPop, no modelo de lavanderia self-service. Mas ela também oferece outros serviços, como a passagem de roupas. Já são 20 lojas, também no modelo de franquia.
“A LavPop tem esse posicionamento estratégico, com o autosserviço, para trazer gerações mais jovens para dentro de mercado de lavanderias e criar uma conexão de marca com esse público. E lá na frente, quando essas pessoas tiverem uma maior tranquilidade financeira e quiserem ter acesso a mais serviços, aí elas migram para a 5àsec”, esclarece o diretor de mercado e expansão da 5àsec.
Ainda segundo ele, a LavPop deve abrir mais unidades perto de prédios e condomínios onde os apartamentos são pequenos e têm pouco espaço para a instalação de uma máquina de lavar roupas.
O valor médio inicial para abrir uma franquia da 5àsec no país varia entre R$ 100 mil a R$ 460 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro) e da LavPop varia de R$ 155 mil a R$ 221 mil (também inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro). Segundo a 5àsec, a previsão de retorno do investimento é de 24 a 40 meses para qualquer um dos modelos de negócio da rede.
Empresa de construção também vai abrir mais franquias em MG
O setor de franquias de Casa e Construção teve um acréscimo no faturamento de 39,8% em Minas Gerais em 2022, ultrapassando a marca de R$ 1,17 bilhão. De olho no crescimento desse mercado, a Casa do Construtor, maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil da América Latina, planeja expandir as operações nas cidades mineiras.
Atualmente, a Casa do Construtor conta com 53 operações em Minas Gerais e os planos são chegar a 100 até 2025, o que deve gerar um investimento total de cerca de R$ 28 milhões. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são João Monlevade, Vespasiano e Itabira. A empresa tem feito reuniões para captar interessados nessas cidades, no modelo de franquia.
“A economia circular vem ganhando cada vez mais espaço entre consumidores e como negócio, uma vez que oferece a possibilidade de redução de custos de obras por conta da menor alocação de capital. Queremos levar esta solução inteligente para mais cidades do Estado e, para isso, buscamos parceiros que já tenham uma certa expertise no ramo da construção civil, mas isso não é obrigatório”, explica o diretor de expansão da Casa do Construtor, Bruno Arena.
Para os interessados, o investimento mínimo numa loja tradicional da Casa do Construtor é de R$ 499 mil, a depender das dimensões e da localidade. A empresa tem 549 lojas no Brasil e unidades no Uruguai e no Paraguai.
Dados nacionais do setor de franquias no 2º trimestre de 2023
Empregos gerados no Brasil: 1,6 milhão
Total de marcas franqueadas: 3.196 redes
Crescimento do nº de franquias: 11.062 a mais, totalizando 188.878 operações
Faturamento total do setor: R$ 54,2 bilhões, 12,9% acima do mesmo período em 2022
Maior crescimento por setores no 2º trimestre de 2022:
- Hotelaria e Turismo: R$ 3 bilhões (+18,5%)
- Alimentação Food Service: R$ 10,2 (+16,9)
- Moda: R$ 5,7 bilhões (+16,8%)
- Educação: R$ 3,3 bilhões (+12%)
- Limpeza e conservação: R$ 465 milhões (+11,9%)
Fonte: ABF via O Tempo