Esportes
Mercado da Bola: quem chega ao América, quem sai e bastidores de negociações
A diretoria alviverde procura entre e cinco e seis reforços para a temporada 2024
O América trabalha nos bastidores para reforçar o time para temporada 2024. O clube alviverde já acertou a contratação de dois reforços e ainda procura pelo menos mais seis. O novo técnico, Cauan de Almeida, já trabalha com a diretoria para escolher os nomes. Com informações de O Tempo.
Confira as movimentações do América no mercado até aqui:
Oficializados
Moisés: com passagens marcantes pelo América em 2009 e 2011, o meia é o primeiro reforço oficializado. O jogador saiu do Shandong Luneng, da China, onde estava desde 2019. Ele assinou contrato com o clube até o final da temporada 2024.
Falta oficializar
Dalberson: o goleiro, de 26 anos, que estava no CSA, já tem praticamente tudo acertado com o América. O clube ainda ajeita os últimos detalhes para um vínculo de um ano com o jogador. Inicialmente, ele virá para compor o elenco.
Podem sair
Danilo Avelar: com contrato até o final de 2023, o jogador ainda não teve o futuro definido. O clube ainda não confirmou se o defensor irá permanecer ou não para a temporada 2024.
Iago Maidana: o zagueiro também só tem contrato até o final deste ano. O clube ainda avalia junto com o atleta uma definição. Ainda não existe uma confirmação oficial se jogador irá permanecer ou não.
Martínez: o meia está sendo sondado por várias equipes do futebol brasileiro. O São Paulo apresentou uma proposta, mas a diretoria alviverde não aceitou. O Cruzeiro também tem interesse no atleta.
Mastriani: o centroavante é monitarado por vários clubes do futebol brasileiro. O Athletico-PR tem interesse e tenta negociar a contratação do atleta uruguaio com a diretoria americana.
Cazares: o equatoriano assinou um contrato de produtividade com o América até o fim deste ano. O clube mineiro ainda não definiu se permanecer ou não com o meio-campista.
Saídas confirmadas
Matheus Cavichioli: Desde agosto de 2020 no Coelho, o goleiro não teve o contrato renovado. Após se destacar nas temporadas 2021 e 2022, ele teve uma queda técnica neste ano e sua passagem foi encerrada com 160 jogos disputados e 162 gols sofridos.
Aguerre: o goleiro uruguaio foi contratado em setembro deste ano com contrato até dezembro. Como não se destacou, não teve vínculo renovado e sua passagem foi finalizada com apenas dois jogos disputados pelo time alviverde.
Marcinho: muito contestado pela torcida americana, o lateral chegou para o América no início deste ano por empréstimo. O jogador não conseguiu se destacar e jogou poucas partidas. O jogador disputou 16 jogos com a camisa americana.
Wanderson: contratado no início deste ano, o zagueiro não irá permanecer no clube mineiro. O jogador, que tinha contrato até o final de 2024, negociou sua saída com a cúpula alviverde. Ele disputou apenas 13 jogos pelo time mineiro em toda temporada 2023.
Burgos: o zagueiro argentino foi contratado em julho deste ano e assinou contrato até dezembro. Pouco utilizado, a diretoria americana optou por não renovar com o atleta. Ele atuou em seis jogos com a camisa americana.
Mikael: o atacante chegou para o clube mineiro no início de 2023 com contrato de empréstimo até o fim deste ano. O atacante não foi bem com a camisa americana, por isso, não permaneceu no Coelho. Ele disputou nove partidas e marcou apenas um gol.
Pedrinho: o atacante chegou por empréstimo em julho deste ano e assinou contrato até dezembro. Ele não conseguiu se destacar com a camisa alviverde, por isso, não entrou nos planos para 2024. Ele jogou 12 partidas e não marcou gol.
Paulinho Bóia: o jogador chegou também por empréstimo em julho de 2023 e assinou contrato até o fim deste ano. Ele não colecionou boas atuações e, por isso, não entrou nos planos para 2024. Ele esteve em campo durante 7 jogos e não balançou as redes.
Wellington Paulista: No América desde 2022, o jogador deixa o América com 56 jogos disputados e 14 gols marcados. O centroavante, de 40 anos, aposentou a carreira de jogador profissional.
Aloísio: No América desde 2022, o atacante que tinha contrato até o fim de 2023, não teve o vínculo renovado. Sem jogar desde julho deste ano após se machucar, o Boi Bandido encerrou seu ciclo no clube com 60 jogos disputados e 16 gols marcados.
Everaldo: o atacante não se apresentou para o jogo contra o Goiás, no dia 6 de dezembro, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Ele era esperado pelo clube para jogar a partida, mas não compareceu e viajou com a família para curtir as férias, por isso, teve o contrato rescindido.
Renato Kayzer: o atacante chegou por empréstimo para o Coelho em julho deste ano e assinou até dezembro. O jogador não conseguiu não ter um bom desempenho, por isso, não entrou nos planos para 2024. Ele disputou apenas três jogos e não balançou as redes.