Eleita a melhor chef da América Latina, a brasileira Janaína Rueda é dona de um verdadeiro império gastronômico - Foto: Reprodução/The Worlds 50 Best
A melhor chef da América Latina é brasileira. Janaína Torres Rueda foi eleita no “Latin America ‘s Best Female Chef 2023″. Dona de quatro restaurantes, Janaína é respeitadíssima no mundo da gastronomia e vai receber o prêmio em uma cerimônia no dia 28 de novembro, no famoso Copacabana Palace, Rio de Janeiro. Com informações de Só Notícia Boa.
O The World ‘s 50 Best é um dos rankings gastronômicos mais conhecidos no mundo inteiro e premia chefs desde 2013. Nesta edição, ela foi eleita a melhor da América Latina exatamente no ano que celebra o empoderamento de chefs mulheres e a inclusão na culinária.
“Hoje acordei com essa notícia tão especial, chorei de emoção. Afinal, ganhar um prêmio porque você ama seu trabalho, cozinhando, liderando e restaurando é de uma emoção tão grande que não cabe dentro de um único coração”, comemorou Janaína no Instagram.
“Destemida e poderosa”
Foi assim que o site 50 Best, responsável pela premiação, identificou Janaína.
E ela é mesmo! Dona do “A Casa do Porco”, “Bar da Dona Onça”, “Hot Pork” e da sorveteria “Sorveteria do Centro”, criou um verdadeiro império gastronômico.
Em agradecimento à premiação, Janaína se disse muito emocionada.
“Agradeço meus filhos por me inspirarem todos os dias, meus amigos, minha família e a toda minha equipe colaborativa que tanto luta no dia a dia para que tudo seja como pensamos, sempre proporcionando momentos felizes para aqueles que venham apreciar nossa comida”, comemorou.
Democratização da comida
A culinária de Janaína é pensada nunca apenas na obtenção do lucro.
Apesar de todo reconhecimento, seus pratos seguem com preços acessíveis, para que todos tenham a oportunidade de prová-los.
“A Casa do Porco é acessível a um taxista ou a um cabeleireiro. Todos os motoristas de táxi regulares que deixam as pessoas no restaurante já comeram aqui, e isso é muito gratificante”, contou a chef. Seu objetivo é servir refeições para todos, não apenas para poucos.
Projetos sociais
Janaína também dedica parte do seu tempo para projetos sociais.
Junto com outros chefs, ela reformulou o programa de alimentação escolar de São Paulo e levou alimentos mais saudáveis a 2 milhões de crianças.
Na pandemia, outra boa ação. Janaína alimentou moradores em situação de rua e, junto com colegas de profissão, pressionou o governo por apoio financeiro.