Nova Serrana
Majoritários confirmam pré-candidaturas e novos nomes podem esquentar o cenário das eleições 2022 em Nova Serrana
Ainda estamos longe de definir os nomes e candidatos do pleito eleitoral de 2022, contudo, diante do calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quinta-feira (3/3), foi iniciado o prazo para troca de partidos e filiações, estando ainda previsto que somente entre os dias 20 de julho e 5 de agosto ocorrerão as convenções, onde serão oficialmente lançadas as candidaturas.
Mesmo com o prazo distante, em Nova Serrana os bastidores da política já estão aquecidos, pré-candidatos aos cargos de Deputado Estadual, Federal e até ao Senado, já são nomes que caminham na boca do povo e já provocam debates sobre o futuro político da capital do calçado e região.
Nesse sentido, os majoritários de Nova Serrana no último pleito, ou seja, os mais votados na cidade, para os cargos de Deputado Estadual e Federal, já confirmaram sua pré-candidatura, outros nomes voltam a figurar como nomes fortes para o pleito e até mesmo as lideranças políticas já avaliam e trabalham pelo apoio e lançamento de candidaturas.
Majoritários confirmam pré-candidatura
Dois nomes foram os mais votados nas eleições de 2018 em Nova Serrana, Fábio Avelar (Avante), eleito como um dos deputados estaduais mais votados de Minas Gerais, e Lázaro Flash Minas (PSL), que apesar de não ter sido eleito, registrou quase 10 mil votos somente em Nova Serrana.
Ambos foram procurados pela reportagem do jornal O Popular e já confirmaram serem pré-candidatos no próximo pleito, novamente na disputa para os cargos do legislativo estadual e federal.
Fábio Avelar, que chegou a cogitar a disputa do cargo federal, em entrevista exclusiva publicada por este Popular, abriu mão da candidatura federal e ressaltou que o município necessita de um representante junto ao Governo de Minas, considerando ainda que, por ser vice-líder do Governador Romeu Zema, e obtendo nova votação expressiva, pode vir inclusive a ser convidado para um cargo junto ao executivo Estadual.
Já Lázaro Camilo, confirmou para nossa equipe que é um pré-candidato para o cargo de Deputado Federal, e após a disputa de duas eleições (deputado federal e prefeito), se vê ainda mais preparado para a disputa que está por vir.
“Eu sou pré-candidato a deputado federal, e hoje me considero mais maduro e preparado para representar nossa gente. Cheguei a receber propostas de outros partidos, para mudar de legenda, avaliamos algumas questões, mas hoje me coloco como pré-candidato ao cargo de deputado federal. Fui o mais votado na cidade nas eleições de 2018, sou o majoritário da cidade na disputa do cargo federal, vamos trabalhar para que nossos projetos sejam vistos e para que, confirmando a candidatura nas convenções, possamos atuar na busca de sermos eleitos para representar o povo mineiro”. Disse o pré candidato
Outros nomes no pleito
Diante do cenário político de Nova Serrana, e pela história da cidade, as lideranças políticas e nomes já conhecidos do cenário aparecem como possíveis pré-candidatos ao pleito deste ano.
Euzebio Lago, o prefeito mais bem votado na história de Minas Gerais, aparece como uma liderança que trará peso para as eleições deste ano. Caso almeje ser candidato o atual prefeito da capital do calçado, tem somente até o dia dois de abril, segundo o calendário do TSE, para renunciar o seu cargo, com o intuito de disputar o pleito deste ano.
Nossa equipe tentou contato com Euzebio Lago, em seu telefone pessoal e por meio de sua assessoria. Foi repassado à sua equipe a demanda deste Popular, contudo até o fechamento desta reportagem não obtivemos qualquer retorno por parte do chefe do executivo de Nova Serrana.
Outro nome que se mostra possível para o pleito deste ano é o ex-deputado federal Jaiminho Martins (União). Cogitado para a composição de uma chapa para o Governo de Minas em 2018, Jaiminho Martins é tido como um pré-candidato da região que carrega a tradição e experiência política.
Nossa equipe entrou em contato com Jaiminho, que estava em Brasília, e confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, o que segundo ocorreu, devido ao apelo de lideres políticos e autoridades da região.
“É com muito prazer que eu confirmo ao jornal O Popular e a população de Nova Serrana que sou um pré-candidato a deputado federal. Cheguei a cogitar abandonar a vida pública, mas diante do apelo de líderes políticos, prefeitos, autoridades e da população, optei por colocar meu nome como pré-candidato a deputado federal”.
Seguindo Jaiminho que atuou em importantes obras como a duplicação da rodovia BR 262 até Nova Serrana e a construção do Centro de Convenções, ratificou a importância da cidade ter representantes no legislativo estadual e federal.
“Sou de Nova Serrana, tenho empresa na cidade, minha família é de Nova Serrana e isso faz parte de minha história. Sempre atuei pela cidade e entendo que a indústria, a população necessita de representantes em Brasília e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A cidade cresce em economia e população, recebe pessoas de todas as regiões e ter representantes que entendam estas demandas é crucial para que o desenvolvimento continue”.
Ainda na família Martins, outro nome bem conhecido de Nova Serrana é Joel Martins, o ex-prefeito chegou a ser citado por lideranças como possível pré-candidato a deputado federal, fato que também não teve confirmação apesar das tentativas de contato de nossa equipe.
Por fim em contato com Paulo Cesar de Freitas, ex-prefeito e ex-deputado estadual, o líder político informou a nossa reportagem que “o grupo está trabalhando para o lançamento de um candidato a deputado federal, um nome vem sendo trabalhado para essa possível candidatura, mas não há nada confirmado, por este motivo não vamos divulgar no momento esse possível nome. Sobre o cargo de deputado estadual, há conversas e tratativas para apoio do nosso grupo, contudo não encerramos esse diálogo e por isso não vamos, no momento, declarar o apoio ou candidato pelo qual nosso grupo político irá trabalhar nesse pleito”, disse Paulo Cesar ao jornal O Popular.
Senado
Outro fator que será uma novidade nestas eleições é a disputa do Senado Federal, onde um político do Centro-Oeste Mineiro, e outro que tem um histórico de atuação na cidade, podem ser os nomes eleitos no próximo pleito.
Conforme pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, feita a pedido do jornal Estado de Minas e divulgada no domingo (20/2). Entre os possíveis candidatos ao Senado por Minas Gerais, há empate técnico na liderança, dividida pelo deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) de Divinópolis, com 10,3%, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), com 8,3%. Eles compartilham a ponta porque a margem de erro da sondagem é de 2,5%, para mais ou para menos.