Conecte-se Conosco

Minas

Mais seis casos de flurona, são investigados pelo Governo de Minas

Publicado

em

Secretário Estadual de Saúde aponta que mesmo com investigação e casos já confirmados dupla infeção ‘não preocupa’

Seis casos de dupla infecção por covid-19 e gripe foram relatados em Minas Gerais, revelou o secretário de estado de Saúde Fábio Baccheretti em entrevista ao Itatiaia Agora desta quarta-feira (5). A coinfecção que é chamada de “Flurona”, designação definida a partir dos termos “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus). As informações são da Rádio Itatiaia.

A dupla infecção, no entanto, com os dados atuais, não preocupa, esclareceu Baccheretti. “Não estamos vendo relação da coinfecção com a gravidade dos casos. Isso que nos deixa tranquilos. A dupla infecção não deve gerar mudança da internação hospitalar no estado”, explica. O secretário também ressalta que para ambas doenças há vacina disponível.

Três dos casos relatados são no Sul de Minas; dois em Poço Fundo e um em Machado. A cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, também contabiliza três pacientes que testaram positivo para os vírus da covid-19 e da gripe.

Flurona

Especialista consultado pela Rádio Itatiaia, o infectologista Estevão Urbano, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, ressalta não a ‘Flurona’ não se trata de uma “mutação de vírus”. “O termo está sendo usado empiricamente, não é um termo científico, para dizer que uma mesma pessoa está infectada pelos dois vírus”, afirma.

Ele explica que, como não se trata de uma coinfecção de dois vírus já existentes, os cuidados de prevenção são os mesmos amplamente divulgados ao longo da pandemia. “Vacinação para ambas as doenças, uso de máscara, evitar aglomerações, higienização das mãos”.

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política