Conecte-se Conosco

Tecnologia

Mais de 600 mil vítimas são afetadas por vírus na Play Store  

Publicado

em

Malware faz assinaturas de serviços pagos em segundo plano

Malware inscrevia usuários em serviços com assinatura paga 

Mais de 620 mil aparelhos foram contaminados por um vírus para Android antes de os apps que o continham serem retirados da Play Store. O malware estava em pelo menos 11 aplicativos, a maioria destinada a edição de imagens e pacotes de papel de parede, entre outros. Em primeiro plano, a vítima usava a função legítima do aplicativo normalmente.

Em segundo plano, entretanto, o vírus inscrevia o usuário em serviços com assinatura paga. Durante o processo de assinatura, quando havia necessidade de confirmação, ele interceptava notificações e concluía. Em geral, os atingidos só notavam ao receber as faturas ou quando o saldo em créditos era consumido rapidamente. Os cibercriminosos usavam links de afiliação e redirecionamento para lucrar com as assinaturas.

Segundo a Kaspersky, trata-se do malware Fleckpe. Embora tenha começado a circular no fim do ano passado, ele só foi plenamente analisado e documentado agora. As primeiras contaminações — e o maior contingente — ocorreram na Tailândia. Há, ainda, casos na Indonésia, na Malásia, em Singapura e na Polônia.

Veja a lista de apps envolvidos nas contaminações:

Usuários em risco

Apesar de os aplicativos já terem sido removidos da Play Store, quem os instalou ainda corre riscos. A Kaspersky recomenda a desinstalação e a realização de verificação de segurança para confirmar que não há mais ameaças no dispositivo. Além disso, prefira sempre buscar aplicativos apenas em fontes seguras, como as lojas oficiais do Android e do iOS.

Se notar cobrança indevida, procure a operadora para cancelar a assinatura. Vale, ainda, ficar atento a comportamentos suspeitos no smartphone: aparição de ícones e aumento no consumo de bateria, conexão móvel ou processamento podem ser sinais de atividades irregulares. Ao instalar um app, observe se as permissões solicitadas são compatíveis com sua função.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade