Cidadania
Nova Serrana registra 382 casos de dengue; mais de 56 mil casos são notificados em Minas
Além do Coronavírus, um velho vilão da saúde pública em Minas Gerais segue atacando sem dar trégua para os Mineiros. A Dengue, apesar de não estar tão evidente na mídia segue tão ativa quanto nunca no Estado.
Segundo Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), nos quatro primeiros meses do ano foram notificados mais de 56 mil, entre suspeitos e confirmados.
Conforme os dados em cerca de cinco dias 4 mil casos foram notificados, assim o estado passou de 52 mil no dia 23 de abril, para 56 mil na última terça-feira dia 28.
Ainda conforme divulgado, a dengue fez cinco vítimas fatais no últimos dias sendo estes pacientes de cinco diferentes municípios do Estado.
A SES-MG ainda investiga 26 outros óbitos, que são até o momento considerados suspeitos. Também está em análise uma possível morte por chikungunya na cidade de Campo Belo.
Já relacionado ao Zika vírus. há 317 casos prováveis da doença em analise, 34 deles foram diagnosticados em mulheres grávidas o que causa a preocupação referente a potencial possibilidade para o nascimento de crianças com microcefalia.
Os dados no entanto são positivos quanto relacionados ao mesmo período de 2019, quando Minas Gerais registrou cerca de 275 mil casos prováveis de dengue em 4 meses, sendo 145.072 apenas no mês de abril.
Dengue em Nova Serrana
Em 2020, Nova Serrana já registrou 382 notificações de casos de Dengue. Do total, 70 casos deram positivos e 21 foram descartados segundo exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Conforme informado pela prefeitura, “os trabalhos de combate à Dengue não pararam. Adequações e novas estratégias foram elaboradas para que a equipe de Endemia continue orientando e ajudando a população a combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus”.
De acordo com a administração todos os Agentes de Endemias estão trabalhando seguindo as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde e durante as visitas, não adentram o interior das residências.
“Imóveis onde são notificados pacientes com suspeitas de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus recebem a presença do agente (sem adentrar ao imóvel), para avaliação e retirada de inservíveis que possam acumular água parada. Nas áreas das imediações do imóvel também é feita a remoção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti”. Explicou a administração.
A prefeitura também considerou que um trabalho de mobilização social, com som automotivo, orientações e informações, está sendo realizado nos bairros, bem como parceria e trabalho educativo nos comércios, grandes supermercados da Cidade e nos espaços públicos.
Foi ainda realizado pela administração um trabalho conjunto entre as Secretarias Municipais de Saúde e Obras que culminou na remoção de cinco toneladas de lixo, retirados das vias públicas e terrenos baldios. Já aos cuidadores das hortas comunitárias foram feitas orientações de limpeza e manutenção adequadas.
A coordenadora de Endemias de Nova Serrana, Idália Carneiro, orienta a população a não afrouxar com os cuidados com a Dengue.
“Lembrando que é de extrema importância a participação dos moradores, realizando as ações dentro do seu imóvel, pois a situação está crítica. O aumento do número de casos de dengue é diário. Mais de 90% dos focos são encontrados nas residências; em caixas d’água sem tampa ou tampa inadequada, pratos de plantas com água parada, lixo nos imóveis, quintais, e lotes vagos. Enfim, uma infinidade de situações completamente evitável”.
Por fim é importante ainda ressaltar que a administração municipal viabilizou um telefone para que populares tirem suas dúvidas e realizem denúncias de locais onde são possíveis os focos de proliferação da dengue. Os interessados devem então entrar em contato pelos telefones (37) 3225-8732 ou (37) 3225-8730.
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER