Infra-estrutura
Maior pacote de obras rodoviárias das últimas décadas impulsiona o desenvolvimento econômico e a integração regional
O Governo de Minas Gerais implementou o Caminhos pra Avançar, o maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, com mais de 5.500 quilômetros de vias contempladas. Combinando investimentos públicos e privados, o programa visa transformar a infraestrutura viária e impulsionar o desenvolvimento regional.
Para construir e manter uma malha viária com mais de 28 mil quilômetros, entre vias pavimentadas e não pavimentadas, o Governo de Minas estruturou, ao longo dos anos, projetos de infraestrutura rodoviária que contribuem para o desenvolvimento econômico e a integração regional, para melhorar a qualidade de vida da população e para o crescimento sustentável no estado.
Atualmente, o Governo de Minas recupera mais de 3.500 quilômetros de estradas. No total, são 143 empreendimentos, que juntos somam R$4,5 bilhões em investimentos públicos, incluindo os recursos do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho que tirou a vida de 272 pessoas.
O programa é dividido em dois tipos de obras rodoviárias. O primeiro focado em pavimentar segmentos rodoviários que impulsionaram o desenvolvimento econômico de regiões e a construção de grandes pontes. Já o outro tipo de obra é concentrado em realizar a recuperação funcional de pavimento de trechos viários.
Até o momento, um total de 66 obras, ou cerca de 2.000 km de vias, já tiveram os serviços concluídos, o que representa um investimento da ordem de R$ 1,5 bilhão. Outros 43 trechos estão com obras em andamento, o que significa 1.540 km de obras sendo executadas, que movimentarão quase R$ 2 bi de recursos.
Vale salientar que outras 34 obras, em um total de 762 km, devem iniciar nos próximos anos. Nelas serão investidos R$ 1 bi.
Apenas como exemplo do esforço que o Governo de Minas vem fazendo para mudar a percepção sobre a qualidade das rodovias que cortam o estado, podemos citar a recuperação funcional do pavimento da MGC-418, conhecida também como Rodovia do Boi. A via corta o vale do Mucuri de uma ponta a outra, e liga Minas a dois estados ao mesmo tempo, ao Norte do Espírito Santo e ao Sul da Bahia. Em setembro, foram entregues 200 km de pista com o pavimento recuperado; nova sinalização horizontal e vertical; além de dispositivos de drenagem totalmente renovados.
A pavimentação da emblemática rodovia MG-402, que liga Brasília ao Norte de Minas, está com as obras a pleno vapor. Serão pavimentados mais de 70 km de vias, que receberão um investimento de aproximadamente R$ 130 milhões.
Para incrementar ainda mais o agronegócio nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, trechos como o da MG-428, MG-290, MG-255, MGC-455, MGC-497, MG-410 MGC-464 e outras estão com o seu pavimentado totalmente recuperados ou em obras, para fazer a economia mineira avançar.
Acesse as informações e acompanhe o andamento destas e outras obras clicando aqui.
Concessões
Minas Gerais vivencia um salto nos projetos de concessões e parcerias no setor de infraestrutura rodoviária. Os contratos de concessão dos lotes rodoviários do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas somam mais de 1.500 quilômetros de rodovias sob administração da iniciativa privada.
Até então, apenas a MG-050 – que liga Juatuba na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa com São Paulo – e a BR-135, ligando a região Central até Montes Claros, faziam parte das concessões rodoviárias gerenciadas pelo Estado, somando 735 quilômetros.
Atualmente, o Governo de Minas gerencia seis contratos vigentes no segmento rodoviário, com valores de 17 bilhões de investimentos. Destes, cinco trechos concedidos estão em operação, totalizando 2.350 quilômetros sob administração privada.
A economia de recursos obtidas na malha viária concedida permite que o Governo de Minas invista na manutenção, recuperação e construção de outros trechos rodoviários, em todas as regiões do Estado.
Clique aqui e veja detalhes sobre o Programa de Concessões de Rodovias de Minas Gerais.
Inovação
Além dos investimentos na melhoria da condição dos trechos para ampliar a segurança e o conforto para o cidadão, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, os novos contratos também trazem inovação.
O primeiro pórtico do pedágio sem cancela freeflow, sistema inédito de cobrança nas estradas mineiras, foi instalado na MG-459, em Monte Sião, rodovia que faz parte do lote de concessão do Sul de Minas.
O pedágio sem cancela se caracteriza por permitir a passagem em fluxo contínuo com mais segurança e agilidade, sem a necessidade de paradas durante o percurso.
Esse mesmo sistema será utilizado no Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, rodovia com cerca de 70 quilômetros de extensão, cujo contrato para construção, operação e manutenção já foi assinado.
O trecho ligará a BR-381, em Sabará, à BR-262, em Betim, perpassando ainda os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves e Contagem. O objetivo é aliviar a saturação das vias existentes, reduzir tempos de viagem e melhorar a segurança, respondendo aos desafios impostos pelo Anel Rodoviário atual, conhecido pelos longos congestionamentos e alta incidência de acidentes.
Novo Ciclo
Um novo ciclo de projetos já está em estruturação. Entre eles, se destaca o lote de rodovias entre Ouro Preto e Mariana, o Vetor Norte, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e os lotes Noroeste, Zona da Mata e Quadrilátero Ferrífero, todos com leilão previsto para 2025.
Somente esses cinco projetos têm expectativa de investimentos na casa dos R$ 19 bilhões e somam mais de 3 mil quilômetros de malha rodoviária.
Confira aqui mais detalhes sobre o Programa de Concessões e Parcerias de rodovias em Minas Gerais.
Qualidade
Um dos indicadores que comprovam as melhorias na malha rodoviária são as reclamações referentes às condições das rodovias em Minas, que apresentaram uma queda de 58%. Os dados são da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), que tem a finalidade de auxiliar na fiscalização e no aperfeiçoamento de serviços e atividades públicas.
O levantamento comparou o período do primeiro trimestre de 2023 e de 2024 e o declínio das queixas está diretamente ligado às dezenas de intervenções realizadas nas rodovias.
Ainda há muito para fazer, mas Minas está no caminho certo para avançar.
Foto e informações de infraestrutura.mg.gov.br: http://estradas.mg.gov.br/component/gmg/story/3550-maior-pacote-de-obras-rodoviarias-das-ultimas-decadas-impulsiona-o-desenvolvimento-economico-e-a-integracao-regional