golpe
Mãe de Santo Antônio do Monte envia R$ 17 mil para golpista que se passou por filho dela
Estelionatários usam foto editada e inteligência artificial para enganar as vítimas
Uma mulher residente no Bairro Cidade Jardim, em Santo Antônio do Monte, perdeu muito dinheiro num golpe que se torna cada dia mais comum. O que parecia “pulp fiction” (lenda urbana) agora é realidade. Estelionatários estão clonando o perfil no aplicativo WhatsApp e, além da foto, os autores usam um aplicativo que imita a voz da vítima. E o golpe dá certo.
Foi o que aconteceu no último dia 21 de dezembro. Uma mulher procurou a Polícia Militar e registrou mais um dos muitos estelionatos que todas as semanas chegam às unidades da Polícia Militar e Polícia Civil.
Ela contou que um estelionatário se passou pelo filho dela. A mãe foi convencida a fazer quatro transferências para o suposto filho, totalizando R$ 17 mil.
Não sabemos os argumentos que o estelionatário usou, mas todo esse valor foi enviado para quatro chaves e PIX diferentes, o que é ainda mais estranho e atesta o poder de convencimento desses golpistas.
A mulher contou ainda que as conversas com o estelionatário começaram na manhã do dia anterior, 20 de dezembro.
Casos como este estão se tornando cada vez mais constantes, pois os enredos armados pelos estelionatários são incrivelmente convincentes e vão de ameaças a “histórias comoventes e convincentes para enganar os parentes”.
Foto ilstrativa: Flavio Tavares/O Tempo – Com informações de Gazeta Montense: https://gmontense.com.br/mae-de-santo-antonio-do-monte-envia-r-17-mil-para-golpista-que-se-passou-por-filho-dela/