Conecte-se Conosco

Curiosidade


Madrasta não é má: abaixo-assinado quer mudar definição de termo no Google

Publicado

em

“Um abaixo-assinado tenta alterar a definição de madrasta” na pesquisa do Google e em dicionários. Hoje, além da definição tradicional, de mulher que se casa com quem tem filhos, o mecanismo de buscas online também definem o termo como “mulher má, incapaz de sentimentos afetuosos e amigáveis” e “aquilo de que provêm vexames e dissabores em vez de proteção e carinho”. As informações são do jornal O Tempo.

A autora do abaixo-assinado, cadastrado no site Change.org, é a escritora e educadora Mari Camardelli, criadora do perfil do instargram “Somos Madrastas”, que reúne 47 mil seguidores na rede social. Mãe de dois filhos e madrasta de duas crianças, ela compartilha histórias sobre sua vivência de maternidade e administra grupos de WhatsApp para mulheres dividirem experiências.

“É importante mudar essa definição, primeiro porque ela é misógina, um ataque às mulheres, porque a definição de ‘padrasto’ não diz nada de ruim. Segundo, ela não reflete a maioria das relações que vemos hoje em dia entre madrastas e enteados, então precisamos urgentemente retirar essa camada de preconceito que existe. A gente não é má por definição. Tem pessoas más, mas isso existe em qualquer lugar, não é porque a pessoa virou madrasta que se tornou má na vida”, explica ela.

A definição utilizada pelo Google é do dicionário “Oxford Languages”, e o abaixo-assinado também pressiona o dicionário “Michaelis”, da editora Melhoramentos. O documento reuniu, até a tarde desta quinta-feira (16), cerca de 5.500 assinaturas, e pretende chegar a 7.500. “Eu vou levar o caderno com as assinaturas, pessoalmente, na semana que vem, no prédio do Google e no prédio da Melhoramentos e filmar para a internet”, completa Camardelli.

O Google argumentou, no site do abaixo assinado, que não tem controle editorial sobre as definições do dicionário parceiro. “Reconhecemos a preocupação de nossos usuários e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo. Essa definição será revisada pelo time da ‘Oxford Languages’ para garantir que todas as informações estejam adequadas”, completou.

A Melhoramentos também publicou uma nota em que prometeu reavaliar a definição de “madrasta”. “Estamos consultando uma equipe de lexicógrafas [estudiosas que elaboram dicionários] para uma revisão sensível no verbete. Esse trabalho dos lexicógrafos exige tempo e uma pesquisa acurada. Tão logo seja possível, teremos a definição de “madrasta” atualizada de acordo com o uso corrente na língua, seja ela com exclusão ou inclusão de expressões utilizadas atualmente”, concluiu.

Publicidade 3
Publicidade 4

Política