Eleições
Lula amplia vantagem no Nordeste e entre famílias que recebem auxílio
O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ampliou sua vantagem eleitoral sobre o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), entre moradores da região Nordeste e beneficiários de programas sociais do governo federal. Os dados constam na última pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (12/9) pela TV Globo.
De acordo com o levantamento, Lula saltou cinco pontos percentuais – passando de 56% para 61% das intenções de voto – entre os nordestinos. O petista também ampliou em cinco pontos sua base eleitoral entre eleitores mais pobres (que são beneficiários de programas como o Auxílio-Brasil, dentre outros).
A pesquisa Ipec também mostrou que, em um intervalo de uma semana, Lula passou de 44% para 46% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro manteve os 31%. Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 8% para 7% e Simone Tebet se manteve com os 4% das intenções de voto. Registraram 1%, os candidatos Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.