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Lojistas de Nova Serrana esperam aumento de até 15% nas vendas para o Natal

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Após a Black Friday, todos os olhos dos lojistas de varejo e atacado se voltam para o Natal, que por sua vez é a principal data comercial do ano. Em Nova Serrana o cenário não é diferente e a estimativa é de um aumento significativo no número de vendas.

De acordo com as informações repassadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Serrana (CDL/NS), a expectativa é que os lojistas do município registrem um aumento de aproximadamente 15% no número de vendas.

“A expectativa é de um aumento de 15% nas vendas. Esse ano estamos sem restrições no comércio. Estamos otimistas e com ótimas expectativas”, disse o presidente da CDL Nova Serrana, Rinaldo Corrêa.

A perspectiva positiva do presidente da CDL/NS ainda se dá pelo fato de que, as vendas também serão aquecidas pelo embalo da Copa do Mundo de Futebol, que iniciou em novembro, mas se estende praticamente as vésperas do Natal.

“Será um natal atípico, pois com a Copa do Mundo em andamento, sendo encerrada em 18 de dezembro, o comércio tende a vender, além dos produtos típicos da data, artigos voltados para o mundial de futebol”, comentou Rinaldo.

Rinaldo Corrêa – Presidente da CDL/NS

A CDL/NS ainda considerou que a projeção de ticket médio, ou seja, valor médio por compra, no município gira em torno de R$ 150,00.

Projeção nacional é de 118 milhões de consumidores

Segundo informações publicadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 118 milhões de consumidores devem ir às compras, em todo o país neste Natal.

A projeção da CNDL para o Natal deste ano, aponta que o período festivo deve injetar aproximadamente R$ 66,6 bilhões na economia nacional.

Cenário estável

De acordo com o levantamento da CNDL, a projeção representa um cenário estável quanto ao registrado em 2021. Para o Natal deste ano, 73% dos entrevistados pela CNDL pretendem dar presentes para outras pessoas, já no Natal de 2021, eram 77%.

Entre os que não vão presentear, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume, 28% não têm dinheiro, e 16% estão desempregados. O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância da data para o comércio.

“O Natal é o período mais aguardado do ano pelos consumidores e comerciantes, é a principal data comemorativa do calendário. O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas para fechar as contas do ano. Os últimos tempos foram de muitos desafios para o setor de Comércio e Serviços, por isso é o momento de se preparar para aproveitar a oportunidade da melhor data comemorativa do Varejo”, destaca Costa.

Canais de compra

De acordo com a pesquisa, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento (42%) e em shopping center (40%). E 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

Entre aqueles que farão compras online, 36% devem comprar quase todos os presentes na internet, 31% metade dos presentes, e 21% todos os presentes dessa forma, em média, 7 a cada 10 presentes serão comprados por este canal. 77% devem utilizar os aplicativos, 76% os sites e 18% o Instagram para adquirir os produtos.

O levantamento aponta ainda que 85% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preços antes de comprar os presentes, sendo que 86% vão utilizar a internet, sobretudo os sites e aplicativos. Os principais sites e aplicativos utilizados na pesquisa serão os de lojas varejistas (77%) e os buscadores (67%).

Já 67% farão pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua.

Na percepção da maioria dos consumidores (70%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado e 23% que estão na mesma faixa de preço.

Os consumidores também estão atentos aos preços. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem comprar os presentes, 53% são influenciados pelo preço. Já 39% escolhem o local por conta de ofertas e promoções; 23%, pela variedade de produtos; e 29%, pelo valor do frete, um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com o ano passado.

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