Governo Municipal
LIRAa registra o maior índice de infestação nos últimos dois anos em Nova Serrana
Segundo relatório divulgado o maior índice de infestação Interior de residências concentram 99% dos focos de Dengue
O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, o resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, realizado entre os dias 21 e 24 de janeiro.
Conforme divulgado a amostragem obteve o pior índice dos últimos dois anos, registrando um quadro de 7.7% quanto aos focos de proliferação da dengue, ou seja foram encontrados focos do mosquito em praticamente oito de cada 100 residências visitadas.
Vale ressaltar que nos anos de 2018 e 2019, também no período de janeiro a cidade registrou os índices de 3,4 % e 4,7% respectivamente, sendo o último até então o maior obtido na cidade nos últimos dois anos.
Também é importante ressaltar que no ano de 2019, a cidade de Nova Serrana foi a que mais registrou casos prováveis de dengue no centro-oeste mineiro. Foram mais de 4600 casos notificados e dois óbitos foram confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Risco
Os números colhidos nessa amostra são quase o dobro acima do percentual apontado com alto índice de infestação, indicado pelo Ministério da Saúde (4%). De acordo com a orientação do governo federal a situação é considerada de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o relatório mostrou que 99% dos focos de Dengue estão no interior das residências, sendo que de acordo com o LIRAa, os locais onde mais foram encontrados focos são: Caixas d’água, tambores, vasos sanitários em desuso, bebedouros de animais e reservatório de geladeira. Também foram coletados focos em quantidade significativa em materiais como pneus, depósitos em obras, hortas, calhas, lajes, piscina sem tratamento, garrafas, latas e sucatas. Durante a pesquisa foram visitadas cerca de 1750 imóveis.
Estratégias de combate
Conforme informado pela prefeitura de Nova Serrana, o Setor de Endemias pretende intensificas os trabalhos de combate ao mosquito serão intensificados ao longo de 2020 com a parceria das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente e Educação, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Ainda segundo apontado, a partir desta semana, também serão iniciadas palestras em fábricas, que também serão realizadas nas escolas após o início do ano letivo.
Por fim foi informado que diante da preocupante situação em que se encontra o município, em relação ao índice de infestação do mosquito da Dengue, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana convoca a população para redobrar os cuidados essenciais, evitando assim o aumento da proliferação dos focos e uma possível epidemia.
Faça sua parte
- Evite o acúmulo de água
- Coloque tela nas janelas
- Coloque areia nos vasos de plantas
- Seja consciente com seu lixo
- Coloque desinfetante nos ralos
- Limpe as calhas, Piscinas e aquários
Histórico do LIRAa a partir de 2018
LIRAa 2018 | LIRAa 2019 | LIRAa 2020 |
Janeiro – 3.4% Alto Risco |
Janeiro – 4,7% Alto Risco |
Janeiro 7,7 %
Alto Risco |
Abril – 2.8% Médio Risco
|
Maio – 4,2% Alto Risco |
|
Agosto – 1.3% Médio Risco
|
Agosto – 0,7% Baixo Risco |
|
Outubro – 1,7% Médio Risco
|
…
[Mensagem cortada] Exibir toda a mensagem