Nova Serrana

LIRAa de agosto aponta risco baixo pela primeira vez em três anos

Publicado

em

(Créditos: Prefeitura de Nova Serrana)

O LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds aegypti), realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, apresentou um resultado menor do que todos os levantamentos feitos nos últimos três anos: 0,9%. De janeiro de 2021 até este mês, o setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Nova Serrana realizou 10 levantamentos. Todos tendo como resultado médio ou alto risco. Informações da Prefeitura de Nova Serrana.

O levantamento de janeiro deste ano foi o mais alarmante, quando o índice de infestação em Nova Serrana atingiu a marca de 11%; situação que exigiu do Comitê de Combate às Arboviroses a criação de campanhas e ações de emergência com a missão de diminuir a incidência de focos do mosquito Aedes-aegypti (responsável pela transmissão da dengue). De acordo com o resultado do último levantamento, encerrado dia 24, o IIP (Índice de Infestação Predial), o resultado foi de 0,9%, com predominância de focos no Grupo C 56,3% (depósitos fixos, tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, e caixa de inspeção). Em seguida ficou o Grupo D2 31,3% (lixo, recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios, ferros velhos, recicladoras e entulhos). Seguido do Grupo A2 12,5% (depósitos ao nível do solo e consumo doméstico [barril, tonéis, tambor, tanque e cisternas]).

As importantes ações do Comitê de Combate às Arboviroses

O  Comitê de Combate às Arboviroses é formado pela coordenação de Endemias, por servidores de demais secretarias da administração pública e de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. Ele se reúne uma vêz por mês ou extraordinariamente quando necessário.

O LIRAa realizado em janeiro de 2023, que apresentou o maior índice dos últimos três anos (11%) acendeu um sinal de alerta e forçou o comitê a pensar em ações e campanhas mais eficazes e emergenciais no combate à doença e, consequentemente, ao mosquito transmissor.

Imediatamente, após uma reunião, da qual, dada a relevância da situação, o prefeito fez questão de participar, foi colocada nas ruas uma série de ações envolvendo, além da secretaria de Saúde, o Sindinova, o CDL e a Credinova.

O combate deve continuar

Independentemente de resultados (bons ou ruins) a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Mobilização em Saúde, está em ação permanente, realizando eventos e palestras nas escolas municipais e estaduais com o tema Dengue. A Vigilância também tem unido forças com a secretaria de Desenvolvimento Social no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social. Juntamente com a Atenção Primária, da secretaria de Saúde, vem implementando ações do Programa Saúde na Escola. E, por fim, a coordenadoria mantém ativa, em parceria com o Sindinova, a realização de palestras aos proprietários e funcionários das empresas do polo calçadista.

Vale lembrar que a Epidemiologia também trabalha em conjunto com a Secretaria de Obras na coleta de materiais inservíveis de imóveis, com o caminhão cata treco, na zona urbana e rural e em ações educativas em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.

A sua participação no combate é muito importante

A população deve ficar atenta, pois com o início do período chuvoso os dados podem mudar a qualquer hora: e para pior. Todas as orientações e cuidados devem permanecer diários e contínuos, tanto dentro como nas imediações do seu imóvel. Um descuido é suficiente para que o mosquito realiza nova postura, que com a chegada das águas das chuvas terão suas larvas desenvolvidas muito rapidamente.

É importante que continuemos cientes de que a dengue provoca adoecimento e morte.

Sejam parceiros, tanto setores públicos quanto privados no combate ao mosquito. O dever é de todos.

Abaixo relação resultados dos LIRAas dos últimos três anos:

Resultado LIRAa 2021 Resultado LIRAa 2022 Resultado do LIRAa2023
Janeiro 6,9%  Alto Risco Janeiro 7,6%   Alto Risco Janeiro 11,2%   Alto Risco
Março  8,4%  Alto Risco Maio 3,7%  Médio Risco Maio2,1%   Médio Risco
Outubro 5,1%  Alto Risco Julho 2022   1,2% Médio risco Agosto  0,9%   Baixo Risco
Outubro     2,8 Médio Risco

O resultado foi de IIP 0,9%. Sendo a predominância de focos no Grupo C 56,3% :  os depósitos fixos , tanques, depósitos em obras, borracharias, hortas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, e caixa de inspeção. Em seguida o Grupo D2 31,3% : lixo (recipientes plásticos, garrafas , latas), sucatas em pátios, ferros velhos, recicladoras e entulhos. Seguido do Grupo A2 12,5%: depósitos ao nível do solo: consumo doméstico, (barril, tonéis, tambor, tanque, cisterna).

Bairros onde foram identificados focos:

Estrato 1 Estrato 2 Estrato 3 Estrato 4
Planalto Mariana Martins São Sebastião Industrial  José  Silva de Almeida
Cidade Nova
Esplanada Novo Horizonte Maria José do Amaral Santa Luzia II
Maria Luiza São Geraldo
Dom Bosco Cidade Nova

Tendência

Sair da versão mobile