Nova Serrana
LIRAa aponta redução de três pontos percentuais no índice de infestação do Aeds Aegypti em Nova Serrana
A coordenadoria de epidemiologia da secretaria de Saúde de Nova Serrana realizou entre os dias 18 e 21 de outubro o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds Aegypti (o LIRAa). A pesquisa apontou que o índice de infestação foi de 5.1%.
Segundo apontado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o levantamento demonstra uma queda de mais de 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento, em março deste ano, que foi de 8,4%.
A Semusa no entanto, ressalta que “esse número ainda é maior do que o tido como aceitável pelo Ministério da Saúde, que é 1%. O resultado de 1,7% , atingido em outubro de 2019 foi o que até agora mais se aproximou do índice indicado pelo ministério”.
Ainda de acordo com a administração municipal, ainda que findado levantamento oficial, o combate ao mosquito aeds aegypti continua diariamente. Diversas ações de saúde estão em curso em todo o município: nas escolas (com a transmissão de informações de saúde aos alunos da rede municipal de ensino); nas fábricas, com palestras durante a Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho; nas vias públicas e Instituições de Saúde, através de debates com os usuários, e no trabalho de divulgação de dados, com informações e orientações à população nas rádios e jornais locais.
Por fim foi apontado que também continua constando do rol de prioridades da coordenadoria, a campanha Desafio da Caixa D’água, que vem orientando os moradores a manterem limpas as suas caixas d’água.