Conecte-se Conosco

Itaúna

Lideranças políticas do Centro-Oeste e Sudoeste participam de missão técnica do Sebrae Minas no Paraná

Publicado

em

Foto: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas/Thiago Carvalho (Stark)

Com foco nas Smart Cities, comitiva conheceu experiências bem-sucedidas e estratégias para a estruturação de cidades mais inteligentes

Pelo quarto ano consecutivo, um grupo de prefeitos, secretários municipais e lideranças regionais de Minas Gerais participou do Smart City Expo Curitiba, o maior e mais importante evento das Américas sobre o tema. A missão técnica, organizada pelo Sebrae Minas, foi realizada entre os dias 25 e 27 de março, e contou com a presença de representantes de cidades das 5 regiões do estado.

Do Centro-Oeste participaram da missão, o vice-prefeito de Itaúna, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto; o vice-prefeito de Pará de Minas, Luiz Lima; a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida e o prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne Nunes. Do Sudoeste de Minas participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio César de Sousa e a assistente do Sebrae Minas em São Sebastião do Paraíso, Laura Campos.

Com foco nas experiências em políticas públicas voltadas para sustentabilidade, empreendedorismo, desenvolvimento econômico territorial, inovação e Smart Cities, a visita teve o objetivo de estimular as lideranças a conhecerem experiências bem-sucedidas e estratégias para a estruturação de cidades mais inteligentes.

Durante o evento, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar palestras e painéis que abordaram temas como planejamento urbano, mobilidade sustentável, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. A feira reuniu ainda, mais de 120 expositores apresentando soluções inteligentes para o desenvolvimento urbano sustentável.

De acordo com o analista do Sebrae Minas em Itaúna, Frederico Delfino que acompanhou as lideranças na viagem, o propósito da missão é envolver os gestores públicos, por meio de experiências exitosas, na melhoria dos ambientes de negócios tornando o município numa cidade inteligente.

“O conceito de cidades inteligentes está muito relacionado à transformação digital e ao uso de inteligência artificial. No entanto, o evento destacou a felicidade nas cidades, que motiva o cidadão a melhorar o lugar onde vive, pois numa cidade com qualidade de vida, tem pessoas felizes. E essa temática chama muita atenção porque com as ações dos programas Territórios Mais Atrativos e Cidade Empreendedora, nós conseguimos apoiar os municípios na estruturação de um futuro cada vez mais próspero”, destaca.

Prêmio Cidade Inteligente

A programação do evento trouxe ainda os vencedores da 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, premiação internacional que reconhece iniciativas que tornam os espaços urbanos lugares melhores para se viver. Na categoria Cidade Inteligente, o município de São Gonçalo do Abaeté, localizado no Noroeste de Minas Gerais, conquistou o prêmio.

Com aproximadamente oito mil habitantes, a cidade ganhou a disputa com o projeto ‘São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal’. O Programa é o primeiro case no Brasil a aplicar a Felicidade Interna Bruta (FIB) na gestão municipal, e tem o objetivo de associar o desenvolvimento do município ao bem-estar de sua população.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Minas/Thiago Carvalho (Stark)

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política