Saúde
Levantamento revela situação crítica da infestação por aedes aegypti em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na quinta-feira (29) os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LirAa) de 2024, realizado entre 8 e 27/1 nos municípios mineiros. A pesquisa é uma ferramenta importante para direcionar as ações de controle das doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika. Com informações de VH News.
Dos 808 municípios participantes, 137 apresentaram um Índice de Infestação Predial pelo Aedes (IIP) igual ou menor que 0,9, sendo classificados como satisfatórios e em baixo risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. No entanto, 366 municípios estavam, naquele período, em situação de alerta e 305 em risco elevado para a transmissão dessas doenças. Em Nova Serrana, o resultado foi de 8%, o que significa alto risco.
“Chamamos mais uma vez a atenção para a necessidade de cada mineiro fazer o seu papel em favor da saúde coletiva e individual. Precisamos eliminar os focos de água parada dentro das residências, calhas e pratinhos, deixar de acumular itens como pneus e monitorar bem as nossas piscinas e caixas d’água, para eliminarmos os focos dos mosquitos causadores de dengue, zika e chikungunya”, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdoscimi.
Como combater o mosquito:
- Mantenha lixeiras sempre tampadas.
- Deixe o quintal sem lixo e entulhos e coloque garrafas e baldes de cabeça para baixo.
- Mantenha reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios.
- Os ralos devem estar limpos e protegidos por tela.
- Não use pratinhos que acumulam água sob os vasos de planta.
- Os bebedouros dos animais devem ser limpos com bucha ou escova semanalmente.
- Mantenha as canaletas e calhas desobstruídas para não acumularem água com a chegada das chuvas.
- Faça manutenção periódica de piscinas e caixas d’água.
- Coloque plantas que acumulam água em local coberto.
- Deixe lonas bem esticadas, evitando a formação de poças d’água.