Sem categoria
Legumes, frutas e hortaliças sobem mais de 35% em 12 meses
Os números levantados pela Fundação Getúlio Vargas revelam que alguns produtos da horta subiram bem acima do Índice Geral de Preços do Mercado (IPC-M)
Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Varga, o preço de frutas, hortaliças e legumes subiu acima da inflação nos últimos 12 meses.
Entre os alimentos que mais têm pesado no bolso estão itens bem básicos, que fazem parte da mesa dos brasileiros. É o caso das frutas, que nos últimos 12 meses acumularam uma alta de 35,5%. Já no caso dos legumes e hortaliças, o aumento foi ainda maior: 41,8%.
Os números revelam que alguns produtos da horta subiram bem acima do Índice Geral de Preços do Mercado (IPC-M), que foi de 9,02%.
O economista Matheus Peçanha, da FGV Ibre afirma que o clima foi o grande responsável pela inflação no grupo de alimentos.
“A gente tem vivido problemas climáticos em sequência, desde a época do La Niña, lá por volta de 2020. Na metade de 2020, a gente teve uma seca generalizada e, desde então, a gente tem um impacto climático atrás do outro, e a lavoura não consegue aguentar tantos impactos”, explica Peçanha.