Conecte-se Conosco

Política


Janela tem 83 deputados em novos partidos; trocas ainda devem crescer

Publicado

em

Até este sábado (2/4), 83 deputados federais formalizaram a troca de partido na janela aberta com vistas às eleições de outubro. O número representa 16% do total de 513, mas ainda pode crescer para cerca de 130 parlamentares, ou seja, 25% das cadeiras eletivas. As informações são do jornal O Tempo.

A diferença acontece porque o prazo aberto pela Justiça Eleitoral para a mudança encerrou oficialmente neste sábado, mas o sistema legislativo pode não contar com pedidos registrados até 23h59 de sexta-feira (1º), quando foi fechado o período útil da janela.

Neste ano, o maior beneficiário das trocas é o PL, que o presidente Jair Bolsonaro se filiou em novembro de 2021. O partido, que contava com 43 deputados antes da janela, tem, agora, 73 integrantes e se tornou a maior bancada da Câmara dos Deputados.

Entraram no PL desde o início de março 38 deputados puxados por Bolsonaro e que já demonstravam aliança ao mandatário. Em movimento contrário, sete deputados deixaram a legenda e se filiaram em outras.


O Republicanos foi o segundo partido a mais ganhar parlamentares, com a entrada de 17 deputados. O saldo final foi de 45 novas cadeiras na Câmara, considerando os três parlamentares que se desfiliaram. Em seguida, o PP, e o PSD, que receberam 10 deputados cada um e ficaram com 50 e 43 cadeiras, respectivamente.

O PP, inclusive, assumiu como a terceira maior bancada federal, perdendo apenas para o PT, que tem 56 nomes. De acordo com o sistema da Câmara, o partido integrou dois novos deputados.

Outras legendas que filiaram novos deputados federais são MDB (2), PTB (1), PSDB (1), PV (1) e Solidariedade (1).

Quem não ganhou entradas e se tornou o campeão de perdas é o União Brasil, que viu 35 deputados irem embora. A debandada, no entanto, era prevista desde que o partido foi criado pela fusão do PSL e do DEM. Dos 81 deputados até 2 de março, a sigla manteve apenas 47, ficando, ainda, em quarto lugar no ranking de bancadas na Câmara.

Perderam cadeiras, ainda, PDT (5), PTB (5), PSB (5), PSD (3), PSDB (3), Solidariedade (3), Podemos (3), PP (2), PV (2), Patriota (2), Cidadania (1), Pros (1), MDB (1), PSC (1) e PCdoB (1).


Publicidade 3
Publicidade 4

Política