Saúde

Janeiro Branco: Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo

Publicado

em

Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em quatro pessoas sofre com algum transtorno mental

O começo do ano é marcado por muitas expectativas, planos e mudanças. A junção de todos esses sentimentos pode resultar na presença da ansiedade devido as possíveis frustrações. Por isso, o primeiro mês do ano foi escolhido para combater o adoecimento emocional das pessoas através da campanha Janeiro Branco.

Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em quatro pessoas sofre com algum transtorno mental. O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo, estima-se que ao menos 9,3% da população, ou seja 18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno. A depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas, ainda assim, os investimentos para o cuidado com a saúde mental não correspondem à alta demanda.

Rotina acelerada potencializa sintomas de transtornos mentais. Além da depressão, também preocupa o número crescente de transtornos ansiosos.

A cobrança por produtividade excessiva, independência financeira, sucesso profissional e até dependência de tecnologia são fatores apontados como causas para tal quadro. O cuidado para com a saúde mental passa pelo desapego ao cumprimento dessas múltiplas exigências. É o que analisa a psicóloga Alessandra Sallun.

“Temos que entender que não é o mundo que nos controla, nós que controlamos nossa própria realidade. Se entrarmos nessa rotina incessante de trabalho, aumentar produtividade, consumir cada vez mais, ficamos escravos disso e quando vivemos um lazer, esporte, convívio social, amizade, família?”, finaliza a profissional.

  • Fonte: Jornal da Manhã

Tendência

Sair da versão mobile