golpe
Itaú alerta clientes para o golpe do falso funcionário; veja como funciona
O banco garante: funcionários nunca vão entrar em contato para realização de procedimentos de segurança ou movimentações na conta
O banco Itaú enviou e-mail aos seus clientes alertando para o golpe do falso funcionário, com orientações sobre o que deve ser feito para não se tornar vítima dos estelionatários. Com informações de O Tempo.
O golpe funciona assim: uma pessoa liga se passando por funcionário de uma instituição financeira, do Banco Central e da Receita Federal. A pessoa afirma que o seu gerente está sendo investigado por fraude e seu dinheiro está em risco.
O estelionatário, então, sugere que a pessoa faça transferência para contas mais seguras utilizando o aplicativo do banco ou outros canais. “De forma ilícita, o golpista pode fazer com que o telefone de nossas agências ou Central de Atendimento apareça no identificador de chamadas do telefone, ou envia mensagens pelo WhatsApp com imagem e nome do banco ou de algum órgão”, alerta o Itaú.
Confira as orientações do banco:
- Se receber contatos com essas abordagens, desconsidere;
- O Itaú nunca orienta seus clientes a transferir recursos para uma suposta conta segura – essa operação não existe;
- Nossos funcionários nunca vão entrar em contato para que você realize procedimentos de segurança ou movimentações na conta;
- Mesmo a pedido de alguém, você nunca deve compartilhar sua senha e iToken ou fazer transações para cancelar outras.