Impostos
IPTU 2023 – proprietários podem parcelar em até 4 vezes, ou a vista com 6% de desconto

Muitos dos investimentos feitos pelo governo municipal em obras de infraestrutura contam com recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O pagamento do tributo é essencial para o desenvolvimento de uma cidade. Com ele, por exemplo, são feitas recuperação de vias e construção de pontes. Este ano, em Nova Serrana, os contribuintes poderão dividir o débito em até 4 parcelas ou quitar à vista com desconto.
O parcelamento poderá ser feito com o vencimento das parcelas para os dias 31/03; 28/04; 31/05; 30/06. Em caso de não pagamento, serão acrescentados à parcela juros e correção monetária até a sua quitação.
Quem optar pela parcela única poderá pagar o imposto na totalidade até o dia 31/03 com 6% de desconto.
Por ora, está disponível apenas a guia para pagamento total à vista, que pode ser emitida no site da prefeitura na clicando na aba Cidadão > Serviços online para o cidadão. As guias com o parcelamento serão enviadas pelos correios.
As taxas para obtenção dos alvarás de localização e funcionamento e alvarás sanitários deverão ser quitadas até o dia 31/05.
Em 2023, o IPTU foi atualizado no percentual de 5,93%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, verificada no período de janeiro a dezembro de 2022, conforme previsto no Artigo 137, parágrafo único, da Lei nº 917 de 28-12-1990.