Receita Federal
Imposto de Renda 2022: perdi o prazo, e agora? Veja como declarar atrasado
O número de declarações de Imposto de Renda em 2022 ultrapassou a expectativa da Receita Federal e, até o encerramento do prazo regular para o envio, nessa terça-feira (31), cerca de 36,3 milhões de declarações haviam sido finalizadas — a estimativa é que 34,1 milhões fossem enviadas. As informações são do jornal O Tempo.
Em Minas Gerais, a estimativa também foi superada e o volume de declarações chegou a quase 3,5 milhões, acima dos 3,2 milhões esperados. Mas quem perdeu o prazo ainda precisa fazer a declaração, liberada novamente a partir desta quarta-feira (1º).
A Receita Federal reabriu o sistema para declaração do Imposto de Renda às 8h desta quarta para quem não realizou a declaração no prazo regular, de 7 de março até ontem, 31 de maio. Os atrasados estão sujeitos a multa de até 20% do valor do imposto, com mínimo de R$165,74.
O sistema para declaração atrasada é o mesmo da declaração regular, e a multa é emitida logo após o envio. O prazo para pagamento é de 30 dias, depois dos quais os juros começam a incidir sobre o valor. A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, limitado a 20% dele. Se, mesmo assim, ela não for paga, o valor é deduzido automaticamente da restituição. Já quem precisa apenas retificar a declaração e ainda não fez as correções não paga multa por atraso.
A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis a partir de de R$ 28.559,70 em 2021, além de uma série de outros grupos, como quem fez operações na Bolsa de Valores. Sem a Declaração, o CPF do contribuinte fica suspenso, o que bloqueia serviços como financiamentos e crédito.