Conecte-se Conosco

Entidades

IBGE vai ajudar o Ministério da Saúde a escolher a melhor forma de fazer testagens

Publicado

em

Durante coletiva à imprensa realizada no Palácio do Planalto na última segunda-feira, dia 27 de abril, a equipe do Ministério da Saúde tratou das ações mais recentes da Pasta e das novas informações sobre o novo coronavírus.

Segundo o ministro Nelson Teich anunciou para esta semana a realização de reuniões com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Também serão realizadas reuniões com governadores de estados do Brasil. Além disso, Teich anunciou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai ajudar a escolher a melhor forma de fazer testagens.

Conforme repassado pelo jornal O Tempo, o objetivo do ministério é definir uma amostra a ser submetida aos exames e, assim, arrecadar mais informações sobre o comportamento da doença nas diferentes regiões do país.

Sem os dados que considera necessários, Teich afirma que não tomará “medida intempestiva” sobre o isolamento social, estratégia que hoje é considerada a mais eficaz para controlar a disseminação do vírus. Não foi apresentado um prazo para elaboração ou implementação do plano, tampouco que tipo de informação será privilegiada na amostragem.

Relacionado ao isolamento, o ministro salientou que “ninguém vai incentivar medidas que restrinjam a contenção sem informação adequada”, e ainda seguiu considerando que, “o Brasil é heterogêneo. Isso tudo vai ser trabalhado no detalhe. Não vai ter ação que não tenha sido pensada”, disse.

Desde que foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Saúde, Teich afirma que pretende elaborar um “programa de testes” para ampliar a quantidade de informações sobre a disseminação do novo coronavírus no país e, com isso, “conhecer a doença”. Os novos critérios para aplicação dos testes, porém, ainda não estão definidos.

Fonte: Com informações do O Tempo e GOV.BR

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade