Conecte-se Conosco

Saúde

IA pode ajudar a detectar câncer de mama, aponta estudo

Publicado

em

Imagem ilustrativa — Foto: Freepik

Um programa baseado na inteligência artificial (IA) pode reduzir a carga de trabalho dos radiologistas na detecção do câncer de mama, segundo os primeiros dados de um estudo publicado nesta quarta-feira (2) na revista “Lancet”. Realizado na Suécia, o estudo permite concluir que não há risco em os radiologistas usarem essa tecnologia para orientar melhor suas analises. Com informações de O Tempo.

Os pesquisadores se basearam em uma amostra de 80.000 mulheres, divididas em dois grupos de tamanho semelhante. Todas elas se submeteram a uma mamografia. O primeiro grupo foi rastreado da forma clássica, com a opinião de dois radiologistas independentes. O segundo, por meio de um programa de IA e um radiologista.

O uso da IA não prejudicou a detecção, e sim a aumentou levemente. A taxa de falsos positivos foi semelhante. Os resultados podem, eventualmente, reduzir o número de radiologistas dedicados ao rastreio do câncer de mama, considerado uma das formas mais eficazes de se lutar contra esse tumor.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade