Conecte-se Conosco

Bom Despacho

Homens são presos e multados em cerca de R$ 2 milhões de reais por tráfico de Aves e Pássaros na BR-262 em Bom Despacho

Publicado

em

Foto: PMMG/Divulgação

Durante a execução da Operação Recursos Hídricos na última quinta-feira dia 27 de setembro , ocasião em que concomitantemente, o Policiamento Ostensivo de Meio Ambiente atendia a um Monitoramento Contínuo, a equipe recebeu um chamado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 262, KM 474 em Bom Despacho, uma vez que os Policiais Rodoviários Federais haviam abordado um veículo Hyundai HB20 de cor branca, com dois ocupantes (condutor e passageiro, respectivamente A.V.C.G de 25 anos e P.H.P.B de 27 anos, oriundos da capital mineira, Belo Horizonte/MG).

Durante a abordagem foram escutados sons característicos de cantos de pássaros e especialmente de grasnar de araras vindos do porta-malas do veículo.

Após a abertura do porta-malas foram encontrados diversos espécimes de Arara-canindé soltos no compartimento.

No interior do automóvel foram visualizados mais espécimes de Araras, filhotes de Coruja e Periquitos-rei acondicionados em caixas de papelão. Ainda dentro do veículo, em transportadoras de aves, havia Canários-da-terra, Pássaros preto e Chopims. Ambas as aves, da fauna silvestre nativa, estavam submetidas a grande sofrimento pelo pouco espaço e pouca oxigenação além de estarem privados de água e alimentação.

Os ocupantes do automóvel não possuíam autorização do órgão ambiental competente nem as aves tinham anilhas ou algum sistema de marcação.

Os envolvidos/autores declararam apenas que pegaram as aves no estado de Goiás com destino a Belo Horizonte, sendo então presos pela PRF e encaminhados à Polícia Civil de Bom Despacho/MG. A equipe do Policiamento de Meio Ambiente tomou as medidas administrativas de multa e apreensão das aves.

Após articulação dos militares MAmb do 7⁰ Pel PM MAmb: o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) através de uma equipe com médico-veterinário compareceu e realizou suas avaliações de praxes e ainda constatou situação de MAUS TRATOS; as aves apreendidas foram levadas pela equipe MAmb ao CETAS/IBAMA em Belo Horizonte/MG.

As aves foram devidamente entregues e já de imediato receberam os cuidados necessários. Avaliações continuam pelo CETAS para demais providências, inclusive para lavratura de auto de infração pelo referido órgão ambiental relacionado aos MAUS TRATOS, após laudo pericial devidamente fundamentado e detalhado.

A Polícia Militar de Meio Ambiente lavrou auto de infração pelo Transporte irregular dos espécimes da fauna silvestre nativa aos conduzidos no valor total de R$ 2.272.910,85.

Foto: PMMG/Divulgação – Com informações de G37: https://g37.com.br/policia/homens-sao-presos-e-multados-em-cerca-de-r-2-milhoes-de-reais-por-trafico-de-aves-e-passaros-na-br-262-em-bom-despacho/

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade