Internacional

Homem é preso em Belo Horizonte suspeito de traficar maconha do Paraguai em caixas de isopor

Publicado

em

Um homem, de 51 anos, foi preso no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, por receptação e tráfico internacional de drogas no momento em que descarregava do veículo caixas de isopor contendo 108 barras de maconha trazidas do Paraguai. A prisão ocorreu na última segunda-feira (7/2), mas os detalhes foram repassados pela Polícia Civil nesta quarta-feira. As informações são da Itatiaia.

De acordo com o Domiciano Monteiro, chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA) e a delegada Gislaine de Oliveira Rios, titular da 2ª Delegacia da Divisão Especializada, a investigação foi iniciada com o intuito de apurar um grupo especializado em furto e roubo de veículos na região metropolitana de Belo Horizonte mas, no decorrer das apurações, foi constatado que os integrantes desse grupo também eram responsáveis pela distribuição de drogas em Minas Gerais, sendo assim, as diligências foram aprofundadas.

De acordo com delegado Domiciano Monteiro, outros crimes relacionados ao tráfico também foram constatados. “Não raro, vários outros crimes graves estão relacionados ao furto e roubo de veículos automotores. Esses indivíduos visando dificultar o rastreamento de suas atividades de narcotráfico se valiam em cada momento de um veículo diferente, clonados, para buscar a droga no exterior. Essa apreensão descapitalizou esse núcleo e as investigações prosseguem para atingir o maior número de pessoas relacionadas”, destacou o chefe da Divisão.

O suspeito foi abordado e preso na sua residência no momento em que descarregava a droga. O veículo estava com placas adulteradas, sendo depois identificado como sendo de um automóvel com as mesmas características roubado no dia 15 de janeiro deste ano, em Belo Horizonte. Após breve revista do automóvel, ainda no local, foi possível constatar a adulteração do chassi e demais sinais identificadores. Também foi encontrado em seu interior uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de um condutor de 24 anos, provável comparsa do autor.

Segundo a delegada Gislaine Rios, as drogas trazidas do Paraguai tinham alto teor de pureza. “Os veículos transportavam drogas do Paraguai que, conforme laudos periciais, apresentaram grande teor de pureza, ou seja, não possuem mistura no produto de composição. As drogas são trazidas e distribuídas pelo grupo na capital e RMBH em veículos clonados. Foram apreendidos na ação 108 tabletes de maconha, totalizando cerca de 90 quilos; 370 gramas de pasta base de cocaína; uma balança de precisão e três pássaros silvestres engaiolados. Também foram localizados no interior do veículo 15 recibos de pedágios rodoviários, comprovando que aquele automóvel saiu do Paraguai com destino ao Brasil, percorrendo rotas pelos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo até chegar em Minas Gerais”.

Os integrantes da organização criminosa responderão pelo crime de tráfico de drogas, receptação de veículos e crime ambiental. O suspeito foi encaminhado para o sistema prisional.

Conforme a PC, as investigações continuam no intuito de desmantelar o grupo.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Tendência

Sair da versão mobile