Saúde
Grupo Antitabagismo informa retorno das atividades a partir de outubro em Nova Serrana
As atividades do grupo de combate ao tabagismo serão retomadas no mês de outubro em Nova Serrana. Segundo a Prefeitura, até esta quarta-feira (15), será realizada pela Secretaria de Saúde uma palestra de sensibilização para os interessados em ingressar no núcleo.
O Executivo orienta que basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para ingressar no programa de tratamento do tabagismo, que inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa com a abordagem intensiva.
O grupo teve as atividades interrompidas por ocasião da pandemia e agora reiniciará na primeira semana de outubro. Os interessados deverão participar das palestras de sensibilização.
Tabagismo
A Prefeitura lembrou que as ações de promoção à saúde, dentre elas o combate ao fumo, são trabalhadas durante todo o ano.
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.
O número de mortes provocadas pelo consumo de cigarro aumentou de quatro milhões, no início do século, para mais de sete milhões. Metade das pessoas que consomem tabaco morre de doenças associadas ao fumo, principal causa evitável de doenças não-transmissíveis.
Além disso, a fumaça do tabaco libera milhares de toneladas de produtos cancerígenos, substâncias tóxicas e gases do efeito estufa.
Fonte: G1 Centro-Oeste
Foto: Getty Images via BBC
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER