Governo Federal
Governo federal cria plataforma online que ajudará a descobrir obras paradas em estados e municípios
Desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma indicará à União que projetos merecem ser retomados com mais urgência. A ferramenta auxiliará o governo federal a mapear e identificar as prioridades.
Os gestores municipais e estaduais terão até 10 de abril para atualizarem as informações. As demandas serão respondidas conforme a ordem de envio. A prefeitura ou o governo estadual que alimentar o banco de dados primeiro terá o pedido de obra analisado mais cedo, colocado em lugar equivalente na fila de análise.
Tempo recorde
De acordo com o Serpro, a plataforma “Mãos à Obra” foi desenvolvida em tempo recorde. A estatal usou a tecnologia LowCode, que acelera o desenvolvimento de aplicativos e sites, e arquitetura WebApp, que aumenta a acessibilidade e a interatividade com os usuários, tanto em navegadores web como em dispositivos móveis.
A concepção e o protótipo do produto, informou o Serpro, exigiram uso intensivo de ferramentas de UX, que proporcionam melhor fluidez para os usuários do serviço. Também foram adotadas técnicas de ciência de dados para apoiar o processo de recepção, validação, cruzamento e consolidação das bases de dados.
A plataforma “Mãos à Obra” nasce integrada com o portal Gov.Br. Dessa forma, os usuários poderão usar o login único do governo federal para acessar a ferramenta.