Conecte-se Conosco

Educação

Governador Encaminha Reajuste de 5,26% para Professores, Mas Sindicatos Querem Piso Integral

Publicado

em

Governo Romeu Zema (Novo) vai pagar o piso proporcional à carga horária Foto: iStockphoto/Divulgação

O governador Romeu Zema (Novo) encaminhou à Assembleia um projeto que garante o reajuste dos salários dos servidores da Educação e leva em consideração o previsto no Piso do Magistério, estabelecido pelo governo federal. O reajuste proposto é de 5,26%, conforme mensagem do governador aos parlamentares e o pagamento será proporcional às horas trabalhadas, considerando o turno completo de 40 horas semanais.

Pela proposta, o salário base de um professor com um cargo completo no Estado, que é de 24 horas semanais, passa de aproximadamente R$ 2,7 mil para R$ 2.920,66. Esse valor equivale a pouco menos que dois salários mínimos. Para receber a quantia, o professor necessita estar com o cargo completo, com 24 aulas por semana. Os demais receberão proporcionalmente à quantidade de aulas.

O SindUte-MG, que representa os trabalhadores da educação, cobra que os servidores com cargo completo tenham direito ao valor integral do Piso do Magistério, que é de 4.867,77; mas o governo segue defendendo o pagamento proporcional a 40h. Esse deve ser o debate que irá marcar as negociações na Assembleia Legislativa, que ainda precisa aprovar o reajuste proposto pelo governo.

Quando aprovado, o pagamento será retroativo ao dia 1º de janeiro de 2025 e vai contemplar os servidores das carreiras do Grupo de Atividades da Educação básica.

O Governo de Minas comemorou e lembrou que também assegurou o pagamento do piso nacional, com um percentual aplicado de 4,62%, o que representou um aumento de um ponto percentual superior ao Piso Nacional do Magistério daquele ano, que foi de 3,62%.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/2025/3/18/governo-protocola-projeto-para-aumentar-salario-de-professores-e-servidores-da-educacao

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política