O Governo de Minas informou que investirá R$ 20 milhões em políticas públicas para expansão do mercado de trabalho, geração de renda e qualificação profissional, em 2023. A previsão é de que R$ 10,667 milhões sejam destinados para a abertura de 4.250 vagas em cursos de capacitação nas principais regiões do estado, com foco, principalmente, em públicos vulneráveis e em situação de pobreza e extrema pobreza.
Segundo o Estado, estão previstas 150 turmas nas mais variadas áreas, cuja capacitação será feita por entidades parceiras especializadas, como o sistema “S”, além de instituições de ensino profissionalizante.Serão realizados também cursos específicos como eletricista de rede de distribuição e mecânico de máquinas pesadas, voltados para trabalhadores que têm interesse em ingressar na indústria, em atividades que exigem certificação. Entre os pré-requisitos para participar da capacitação, estão ser maior de 16 anos e cumprir a escolaridade mínima de acordo com o curso, se existir.
De acordo com a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, nos últimos anos, a Sedese fez um mapeamento econômico para levantar as principais demandas por cursos em cada região do estado. “A partir desse estudo, serão oferecidas capacitações nas áreas de desenvolvimento socioemocional e de competência para o trabalho, destinadas a pessoas em situação de rua que desejam ingressar no mercado de trabalho”, explica.
Intermediação de mão de obra
Neste ano também a Sedese quer impulsionar a captação e intermediação de mão de obra para os mineiros. Hoje, a secretaria coordena, no estado, 133 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Por meio desses postos físicos, o trabalhador tem acesso às vagas de emprego disponíveis em diversas áreas do mercado de trabalho. Para facilitar o acesso às oportunidades de emprego, a Sedese disponibiliza a consulta on-line dos postos de trabalho no Painel de Vagas do Sine, uma importante ferramenta aliada do trabalhador para garantir o ingresso ou reinserção no mercado formal de trabalho.