Governo Estadual
Governo de Minas afirma que não vai cobrar novo seguro DPVAT via IPVA
O governo de Minas afirmou que não realizará a cobrança do seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT e agora rebatizado para SPVAT. Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio deste ano, o imposto será cobrado anualmente de proprietários de veículos, como carros e motos, a partir de 2025.
De acordo com o governo estadual, não haverá adesão a um convênio com o governo federal para que a cobrança venha por meio do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além do Executivo mineiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também afirmou que não irá implantar a cobrança do SPVAT.
A cobrança do DPVAT foi extinta em 2021 durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, a cobrança das indenizações foi zerada, e os pagamentos feitos com o saldo dos anos anteriores. Mas a reserva acabou em novembro de 2023, e o repasse das indenizações foi suspenso para quem sofreu consequências de acidentes a partir de 15 de novembro de 2023.
O novo projeto visa assegurar os recursos necessários para continuar as indenizações por morte, invalidez permanente, reembolso de reabilitação profissional após invalidez parcial e serviços funerários.
O valor do novo DPVAT será fixo e provavelmente situado entre R$ 50 e R$ 60, conforme revelado pelo líder do governo no Senado, senador Jacques Wagner (PT-BA).
Foto: Leo Fontes – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/politica/2024/10/22/governo-de-minas-afirma-que-nao-vai-cobrar-novo-dpvat-via-ipva