Economia

Golpes bancários avançam no país e desafiam sistemas de segurança

Publicado

em

Pesquisa feita pela Serasa Experian, constatou que o setor de bancos e cartões registra uma ocorrência de fraude a cada seis segundos - é um dos maiores índices do mundo (foto: Frederic J. Brown/AFP - 12/9/23)

“Uma nova modalidade de fraude tem assustando clientes de grandes bancos. Trata-se do “spoofing”, estratégia utilizada por criminosos para alterar a identificação de ligações telefônicas, e-mails e SMS – e, assim, aplicar golpes usando o nome das instituições financeiras. Com informações de Estado de Minas.

Nos últimos dias, inúmeros clientes do Nubank relataram nas redes sociais que foram vítimas desse tipo de investida, mas o crime da falsa central está se alastrando de maneira alarmante, chegando a clientes de todos os bancos. Segundo a Federação Brasileiro de Bancos (Febraban), três em cada dez brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes bancárias.

Outra pesquisa, desta vez feita pe la Serasa Experian, constatou que o setor de bancos e cartões registra uma ocorrência de fraude a cada seis segundos – é um dos maiores índices do mundo. Para os bancos, a melhor forma de coibir as ações dos bandidos é investir em tecnologia. Para o cidadão, a opção é desconfiar sempre.”

Tendência

Sair da versão mobile