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Gestão 4.0, como esse conceito pode ajudar seu negócio

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Um assunto já bastante difundido entre empresários e empreendedores dos grandes centros comerciais e industriais, gestão e indústria 4.0 ainda são conceitos desconhecidos para muitas empresas. O termo 4.0, proveniente da 4ª revolução industrial, trás conceitos e objetivos como a virtualização dos processos, uso da tecnologia, controle de indicadores e métricas, aumento da produtividade, descentralização da tomada de decisão com uma gestão mais participativa e redução de custos.

Quando se fala em gestão 4.0, é impossível imaginar processos sem o uso de tecnologia, da digitalização dos métodos de trabalho, da integração da comunicação, automatização dos dados e informações.

Já estamos vivendo o futuro, em uma era de drones, carros voadores, impressoras 3D, computação em nuvem, o que mais podemos esperar? Muitas organizações estão demorando a atualizarem suas tecnologias, seus controles, seu modelo de gestão, subestimando as inovações e arriscando sua perpetuidade.

Quem não se lembra das empresas de máquinas de escrever que deram lugar aos computadores, das empresas de câmeras e filmes fotográficos e vários outros negócios que se dizimaram por demorar a se reinventarem?

Mas o que seria de fato gestão 4.0? A necessidade de ser mais competitivo, de ser mais eficiente e adaptável aos novos cenários e exigências dos consumidores, se importar mais e dar mais voz ativa ao mesmo, integrando todos os recursos, máquinas, equipamentos, pessoas, inteligência artificial em prol de excelência produtiva.

Essa nova dinâmica exige que os gestores atuem com o papel de facilitar a compreensão dos processos, aumentando a performance do time. A gestão 4.0 capacita e desenvolve profissionais voltados para gerar resultados, reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de produtos.

Uma vez que estamos vivendo na era do relacionamento com o cliente, de proporcionar ao mesmo uma experiência encantadora, esse modelo de gestão vem de encontro a oferecer tais sentimentos e emoções aos consumidores. O big data é fundamental nesse processo.

É através dos relatórios com diferentes tipos de dados dos comportamentos dos consumidores que os gestores conseguem interpretar o comportamento dos clientes. E quanto mais informações o negócio tenha a respeito de seus clientes, mais assertivas serão suas decisões e ações.

O futuro já começou, a transformação tecnológica e digital que estamos vivendo colabora com a implantação do modelo de gestão 4.0, a adaptação o quanto antes a esse novo modelo de fazer negócios pode ser um baita diferencial competitivo do seu negócio e fator predominante para sua sobrevivência e perpetuidade.

O acesso às informações e a tecnologia já estão disponíveis, agora é com você. Quero deixar uma pergunta final. Quando você irá implementar esse novo modelo de gestão e esse novo formato de fazer negócios?

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo no @deniobenfica. Ou caso queira saber sobre Gestão 4.0, também pode entrar em contato (37) 99145-9936.

Sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para gestão de negócios. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

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