Saúde
Garrafa d’água pode ter mais bactérias que tampa de privada; saiba como limpá-la
Você já imaginou quantos milhões de microorganismos existem em uma garrafa de água? Pois bem, uma pesquisa do site Water Filter Guru apontou que, às vezes, a garrafinha pode ser mais suja que uma tampa de privada. Com informações de Itatiaia.
Segundo o levantamento, uma garrafa reutilizável, se não for higienizada corretamente, pode carregar cerca de 20,8 milhões de UFCs (Unidades de Formação de Colônias), uma medida que indica o número de micróbios capazes de formar colônias em superfícies, enquanto a tampa de privada pode apresentar até 515 UFCs, valor 40 mil vezes menor.
Isso porque bactérias que ficam no ambiente, nas superfícies e até mesmo na nossa boca podem ‘invadir’ as garrafas d’água e formar colônias. E o cenário dentro do recipiente é favorável para proliferação desses microorganismos, já que é úmido, tem temperatura boa.
Se alguma colônia de bactérias que causam doenças graves infectar o recipiente, é possível que o humano tenha infecções difíceis de tratar.
A forma ideal de limpar uma garrafa d’água é simples: basta usar água e sabão, cada vez que usar o utensílio, limpar uma vez ao dia, quando chegar em casa, é o suficiente, depois, basta deixar secar por um tempo.
Vale lembrar que copos que têm bicos, canudos ou outras estruturas pequenas precisam ter mais atenção na hora da higiene.