Esportes
Galo vai enfrentar mais equipes da parte de baixo da tabela na reta final
Para conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o Atlético precisa, além de ter um bom desempenho, torcer por tropeços dos seus adversários. O clube pode aproveitar também os próximos jogos, já que tem uma tabela mais “favorável” do que seus principais concorrentes.
O Galo vai enfrentar, nos próximos 14 jogos, apenas cinco equipes que estão atualmente entre as oito primeiras colocadas.
Já o São Paulo, líder isolado e com um jogo a menos, vai jogar contra sete desses times.
O Flamengo, terceiro colocado e também com um jogo a menos, vai fazer seis partidas contra equipes desse grupo. O Grêmio, na quarta posição, também deve uma partida e pega seis dos atuais oito melhores.
O próximo adversário do Galo que está nesse grupo dos oito primeiros colocados é o São Paulo. As duas equipes se enfrentam no Morumbi, na quarta, dia 16, pela 26ª rodada.
O São Paulo, no momento, é o principal rival a ser batido, mas no confronto do primeiro turno, foi o Atlético que levou a melhor, com uma vitória por 3 a 0, com gols de Alan Franco (2) e Keno. Esta, inclusive, foi a última derrota do tricolor no Campeonato Brasileiro.
Além do São Paulo, o Atlético também vai enfrentar o Santos, no dia 7 de janeiro, atual oitavo colocado. No jogo do turno, o Peixe levou a melhor na Vila Belmiro, por 3 a 1. Na 31ª rodada, o adversário do Galo será o Grêmio, quarto colocado. O Atlético levou a melhor no Mineirão no turno, por 3 a 1.
Os outros dois adversários que estão na parte de cima da tabela e que o Atlético vai pegar nas últimas 14 rodadas são Fluminense e Palmeiras. Contra a equipe carioca, o jogo do primeiro turno terminou empatado, no Mineirão. Já diante do Palmeiras, a equipe paulista levou a melhor na partida em São Paulo.
Já a trajetória do líder São Paulo não é fácil. O time paulista tem o melhor aproveitamento do campeonato, com 68,1% dos pontos, mas vai precisar enfrentar sete equipes que estão lá em cima. Além do confronto direto no topo contra o Galo, o São Paulo tem pela frente o Fluminense, quinto colocado, no dia 26, fora de casa. O time paulista também enfrenta o Santos, no Morumbi, no dia 10 de janeiro. O Internacional, sexto, é o adversário do tricolor em 20 de janeiro.
Para finalizar os confrontos com os melhores colocados, o São Paulo vai pegar Palmeiras, Grêmio e Flamengo, todos em casa. Vale ressaltar que o time paulista ainda não perdeu dentro do Morumbi.
Flamengo e Grêmio também são candidatos ao título e vão enfrentar, cada um, seis times que estão entre os oito primeiros. O Flamengo tem, de acordo com um levantamento feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 14,6% de chance de levar o título, mas vai ter pela frente duelos contra Santos, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Internacional e o São Paulo.
O Grêmio, atual quarto colocado, também vai enfrentar Palmeiras, São Paulo, Atlético, Internacional, Santos e São Paulo. A equipe gaúcha tem apenas 4% de chances de ganhar o Brasileirão, de acordo com a UFMG, mas está embalado no campeonato com nove jogos de invencibilidade.
Fonte: por Giovanna Pires – SUPER F.C