Conecte-se Conosco

Internacional

Forte terremoto atinge Mianmar e derruba prédios na Tailândia; entenda como é medida a magnitude

Publicado

em

Resgate tenta resgatar moradores presos sob os escombros de um prédio em Mandalay - Imagem: SAI AUNG MAIN/AFP

Um tremor de magnitude 7,7 tem potencial de causar danos sérios, como prédios destruídos em áreas habitadas.

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na China e na Tailândia. Após o tremor, as autoridades noticiaram dois mortos e dezenas de desaparecidos.

O terremoto ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), pelo horário local, madrugada no horário de Brasília. O epicentro foi registrado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, em Mianmar.

Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso faz com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.

Um terremoto de magnitude 7,7 tem potencial de causar danos sérios, como prédios destruídos em áreas habitadas –o que de fato ocorreu na Tailândia.

Um terremoto acontece por uma liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas — que são os tremores.

A magnitude de um terremoto é a medida da intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrada foi de 9,5, que ocorreu no Chile em 1960.

De acordo com a universidade americana Michigan Tech, o potencial de danos que cada intervalo de magnitude causa é das seguintes dimensões:

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto tem uma única magnitude, mas com frequência o registro desse número é revisado pelos sismógrafos com novos dados.

A escala mais conhecida é a Richter, mas na prática ela já está em desuso (a não ser que seja um terremoto pequeno que não foi registrado pelas grandes agências que fazem o monitoramento).

Os sismógrafos são aparelhos que gravam algumas características de terremotos, como:

Cada sismógrafo registra o tremor no solo abaixo do ponto onde está localizado, mas existem sistemas modernos que conseguem amplificar a movimentação para que um aparelho distante consiga capturar um tremor a milhares de quilômetros de distância.

A magnitude de um terremoto é uma medida do tamanho dele no local onde houve o tremor, e a intensidade é o quanto cada ponto do terreno foi impactado.

A intensidade de um terremoto em um local mais distante de onde houve a falha geológica será menor.

Há outros fatores que influenciam a intensidade em cada ponto, como o tipo de terreno ou a direção do rompimento que o terremoto causou.

Fonte: g1 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/28/forte-terremoto-atinge-mianmar-e-derruba-predios-na-tailandia-entenda-como-e-medida-a-magnitude.ghtml

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política