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Formas de posicionar sua empresa no mercado

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No artigo de hoje, quero falar pra você sobre posicionamento de mercado e deixar algumas dicas de como você poderá posicionar sua empresa e se diferenciar nesse mercado cada vez mais competitivo. Se posicionar da forma certa poderá dar mais destaque para sua empresa, seus produtos e ou serviços.

O que é posicionamento? É a imagem e a forma como o mercado e os clientes irão ver sua empresa, sua marca, seu produto ou serviço. A forma como você será lembrado. Quando você define um posicionamento claro para seu negócio, você fica tendo vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que não se posicionaram.

Empresas que se posicionam de forma estratégica maximizam seus resultados, tem equipes mais alinhadas e engajadas, e ainda clientes mais satisfeitos e fidelizados. Não basta sua empresa ser a melhor, ela também deve ser diferenciada em relação a seus concorrentes. Como se diferenciar no mercado? Proporcionando valor e experiência única para cada cliente que compra e consome seus produtos ou serviços.

Destaco algumas de formas de posicionamento:

  • Excelência no produto ou serviço: quando você se propõe a superar as expectativas dos clientes, entregar além do esperado. Exemplo: Universal em Orlando, os brinquedos tem alta tecnologia, atrações com riqueza em detalhes e perfeição na execução.
  • Preço baixo: ofertas de preço baixo todos os dias, preço é o grande diferencial e atrativo da empresa. Exemplo: Walmart, Habbibs.
  • Conveniência: acessibilidade e proximidade para os clientes, estar presente em vários lugares. Exemplo: Starbucks, Subway. Estas empresas têm diversas lojas em pontos estratégicos e facilitam a vida dos consumidores de seus produtos.
  • Reconhecimento da marca (branding): construir uma marca reconhecida e consolidada no mercado por ter produtos e serviços de alta qualidade. Exemplo: Apple. Nem sempre tem o melhor produto, mas a marca é uma das mais reconhecidas mundialmente e os clientes fazem até fila de espera para comprar seus produtos quando tem um novo lançamento.
  • Serviços de valor agregado: proporcionar aos clientes comodidade e facilidade, agregando conhecimento especializado. Exemplo: Guias turísticos. Eles economizam tempo dos turistas ficarem procurando os pontos turísticos, sabem do melhor horário para fazer os passeios, etc.
  • Experiência e encantamento do cliente: ter uma experiência UAU! Fora do padrão, focado em encantar o cliente. Exemplo: Disney. A proposta da Disney é encantar seus clientes de uma forma que eles queiram voltar e trazer mais pessoas para vivenciarem a mesma experiência.

A empresa deve buscar atender todos os posicionamentos, pois os clientes estão atentos a todos eles. Mas a empresa deve definir em qual posicionamento ela irá investir mais energia e definir o posicionamento primário e secundário, qual ela quer destacar mais e deixar mais em evidência para os clientes e o mercado perceberem.

Hora de se posicionar! Um posicionamento bem claro e específico levará seu público alvo a reconhecer sua marca, visualizando seus produtos ou serviços, uma maneira de sanar suas necessidades e atender suas expectativas.

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo @deniobenfica

Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

Sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para gestão de negócios.

(37) 99145-9936

 

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