Conecte-se Conosco

Eventos

Festival do Queijo e da Cachaça acontece de 2 a 5 de maio; veja programação

Publicado

em

Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes em Coronel Xavier Chaves — Foto: Fabrícia Ferreira/stagecomunicação

Evento vai reunir os principais produtores, expositores, especialistas e curadores de Minas Gerais

O 2º Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes acontece de 2 a 5 de maio na cidade de Coronel Xavier Chaves e vai reunir os principais produtores, expositores, especialistas e curadores de Minas Gerais. A entrada é gratuita. Com informações de O Tempo.

A programação musical vai contar com a apresentação da Banda 14 Bis no sábado, 4, a partir das 22h, além de diversos shows regionais ao longo dos quatro dias de evento.

Os visitantes poderão apreciar a qualidade de produtos artesanais e conhecer as novidades e tendências do Mercado das Vertentes. Será uma oportunidade de passear pelos estandes, degustar e adquirir os mais variados tipos de queijos e produtos lácteos, além de cachaças exclusivas que garantem a Minas Gerais o reconhecimento de um dos melhores produtores do país.

Queijos e Cachaças premiados

Não que precise de justificativas para realizar um evento com queijo e cachaça em Minas Gerais, mas Coronel Xavier Chaves tem muitos motivos para sediar o evento. Entre eles, estão as premiações recebidas de forma recorrente pelos produtores locais.

Entre as dezenas de produtores de queijo e cachaça estão vários produtores premiados. O Queijo Bonanza, de Coronel Xavier Chaves, recentemente recebeu duas premiações no Mundial do Queijo do Brasil 2024. O Queijo Minas Padrão Bonanza recebeu Medalha de Ouro, e o Queijo Meia Cura Bonanza, Medalha de Prata.

Outro destaque para a Cachaça Século XVIII, fabricada no Engenho mais antigo do Brasil em funcionamento, da família de Tiradentes. Em 2024, mais uma vez, a Cachaça está entre as 50 finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça. A Santo Grau e a Século XVIII, as duas fabricadas em Coronel Xavier Chaves, representaram mais uma vez no jeito mineiro de fazer cachaça.

São produtos feitos na região e que levam o nome de Coronel Xavier Chaves e da região para o Brasil e para o mundo. É uma oportunidade de levar para casa produtos que conquistam o paladar de jurados de diversos concursos.

Cursos franceses

Dentre outras atividades, serão realizados cursos franceses de cura de queijos e análise sensorial ministrados pelos professores Dhelphine Gehante Luhring , francesa, e José Manoel Martins, da SerTãoBras. O programa inclui os cursos: Microbiologia do QMA e Ultra frescos e sobremesas no dia 02 de maio; Descoberta das famílias de queijos duros, semiduros e azuis: perfil sensorial, sabores e aromas e Degustação comentada dos queijos das Vertentes no dia 3 de maio; Descoberta das famílias de queijos filados, frescos, massa mole e caca florida: perfil sensorial, sabores e aromas no dia 4 de maio, na Praça da cidade.

O curso, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da associação SerTãoBras, terá participação de produtores de leite e queijo de Coronel Xavier Chaves.

Programação extensa

Os participantes vão contar ainda com orientações de como legalizar a produção de QMA, como ganhar dinheiro e diversificar as produções. Outra proposta é a oportunidade acompanhar a produção de cachaça ao vivo.

A região é rica em histórias. E quem está no mercado há décadas vai contá-las ao público. Com produtores locais e regionais que tiveram suas produções premiadas ao longo dos anos e levam o nome de Coronel Xavier Chaves e da região ao mundo.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade