Minas
Festa de Reinado de Nova Serrana chega à sua 40ª edição
Começou nesta sexta (18) e termina no domingo (20/10) a 40ª Festa de Reinado de Nova Serrana. O evento é protegido como patrimônio cultural imaterial do município e tem o apoio financeiro da Prefeitura de Nova Serrana através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult.
A Câmara Municipal de Nova Serrana, por meio de emendas impositivas destinadas por vereadores, é parceira nos investimentos para a realização da festa.
A Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Nova Serrana é a organizadora do evento religioso. Dezenas de voluntários, além de festeiros se mobilizarão no domingo (20) na recepção dos quase 25 cortes ou ternos (grupos de congados) que visitarão a cidade. Os grupos visitantes serão recepcionados na praça do Rosário.
O evento festivo começou na noite de sexta (18), nos arredores da praça do Rosário, onde uma estrutura está montada para garantir conforto e segurança a todos. Entre as ruas Pitangui, Afonso Pena, Pedro Celestino e Antônio Martins, barracas de alimentos, bebidas, roupas e utilidade domesticas estão instaladas.
História de fé e resistência
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Serrana, Hudson Bruno Lemos, ressalta a importância do evento para o município. “A tradição festiva/cultural e religiosa tem origem africana e entre nos começou a ser praticada no período colonial pelos escravos.
O reinado ou congado é uma celebração da devoção a santos católicos: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora das Mercês. Em Minas Gerais, os congados ou reinados foram declarados patrimônio cultural imaterial do estado somente em agosto deste ano”, diz.
No território do município de Nova Serrana, a celebração acontece há mais de 120 anos, conforme relatos orais, explica Hudson Bruno. “Relatos orais dão conta que em nosso município, o distrito de Boa Vista de Minas – que existe há mais tempo do que Nova Serrana – realiza as celebrações, por meio de habitantes locais, entre eles escravos e alforriados após o ano de 1888 com a Lei Áurea.
Na sede do município, os festejos do reinado começaram no ano de 1985, incentivado e apoiado pelo padre Lauro Resende, então responsável pelo Paróquia de São Sebastião. No ano de 2012, a Festa do Reinado de Nova Serrana recebeu proteção especial por parte do município, sendo reconhecida como patrimônio cultural imaterial, por meio de inventário.
Nos últimos dois anos, a Festa de Reinado reencontrou sua essência original, recebendo investimento financeiro do município, privilegiando a celebração religiosa e se estabelecendo como a principal manifestação cultural da cidade”, finalizou.
Imagem e informações de Prefeitura de Nova Serrana