Ao contrário do trabalhador que busca o mês de janeiro para descansar e viajar, os ladrões não tiram férias e aproveitam o primeiro mês do ano para arrombar e furtar as casas sem moradores. Só em janeiro de 2024, foram 506 arrombamentos a residências na capital mineira.

Uma média de 16,32 furtos por dia ou de pertences sendo levados de dentro de residências diferentes a cada uma hora e 28 minutos, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Na Grande BH, os furtos a residências chegaram a 888. Os crimes motivaram a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a lançar uma operação preventiva, que se inicia hoje em todo estado.

Pelo mapeamento das ocorrências de furtos a residências belo-horizontinas, os bairros com mais registros estão na Regional Leste. Santa Tereza lidera com 15 ocorrências no mês, seguido pelo Bairro Floresta, com 12, e Sagrada Família, com 10. Carlos Prates, na Regional Oeste, Cruzeiro e Serra, na Regional Centro-Sul, computaram nove furtos cada em janeiro de 2024.