Economia
Feirão Limpa Nome da Serasa dá descontos de até 99% em dívidas apenas neste mês
Belo Horizonte é a sexta capital brasileira com mais pessoas inadimplentes, segundo cálculos da Serasa. Os dados mais recentes da empresa de análise de crédito, de setembro deste ano, revelam que a cidade tem pouco mais de 913 mil pessoas com dívidas em aberto ou atrasadas. Elas são alguns dos 64 milhões de brasileiros que, de acordo com a organização, poderão negociar das dívidas com até 99% de desconto no Feirão Limpa Nome 2020, que ela promove até o dia 30 de novembro.
O feirão reúne 57 empresas, desde a Cemig a bancos, como BMG, Itaú e Santander, e a lojas do varejo, como Casas Bahia e Riachuelo. As dívidas podem ser negociadas exclusivamente com essas instituições. As ofertas estão disponíveis, mediante um cadastro, no site ou aplicativo do Feirão Limpa Nome, pelo WhatsApp e telefone da empresa (abaixo) e, informa a organização, em qualquer agência dos Correios, cujos agentes receberam treinamento. Não há limite máximo ou mínimo da dívida que pode ser negociada e pessoas jurídicas também podem aproveitar as ofertas.
O professor de economia e finanças da Una, Cleyton Izidoro, diz que oportunidades de negociação são bem-vindas, mas alerta para possíveis armadilhas.
“Uma boa negociação é aquela que efetivamente cabe no seu bolso, com redução de juros e de multas. As ruins são aquelas que estendem demais o prazo de pagamento e que, com frequência, aumentam a sua dívida. Se eu estivesse devendo R$ 1.000 e dividissem em 11 parcelas de 100 reais, pagaria 10% a mais, no final. Se, no processo de negociação, estendem para 15 parcelas, pago R$ 500 a mais”, pontua.
“É um momento positivo (para negociar), principalmente, compromissos em atraso há mais de 90 dias a inadimplência recorrente, seja em feirões ou fazendo essa pesquisa pontualmente para transformar uma dívida mais cara em mais barata. As taxas de juros estão mais baixas e convidativas, embora haja risco de aumento”, elabora a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Izis Ferreira.
Nome limpo
O feirão da Serasa promete aumentar o score da pessoa endividada após o pagamento da dívida em negociação. Essa pontuação, medida pela empresa, é referência para liberação de crédito. A dívida pode sair do nome do consumidor cinco dias úteis após o pagamento do boleto do acordo e, em caso de parcelamento da dívida, o nome é limpo após a finalização das parcelas.
Dívidas “caducas”, com mais de cinco anos, já não podem ser cobradas na Justiça e não aparecem para outras empresas no banco de dados do Serasa, mas ainda podem ser contabilizadas pela empresa a que se deve, por isso também é possível negociá-las no feirão. Já protestos, cheques sem fundos e falências não são negociáveis durante o evento.
E atenção à segurança: o WhatsApp da Serasa é (11) 99575-2096 e o contato tem o ícone de conta comercial verificada do aplicativo. Outros números não correspondem ao contato da empresa. A Serasa não realiza cobrança de boletos por email e o endereço oficial do site do feirão é https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/.
Como participar do Feirão Limpa Nome
É possível acessar as ofertas:
- pelo site;
- pelo aplicativo Serasa, disponível para Android e iOS;
- pelo telefone 0800 591 1222, das 8h às 22h;
- pelo WhatsApp, no número (11) 9 99575-2096;
- nas agências de Correio.
Confira as empresas que participam do Feirão Limpa Nome da Serasa
- Algar
- Anhanguera
- Ativos
- Avon
- Banco BMG
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Calcard
- Carrefour
- Casas Bahia
- Cemig
- Cetelem
- Claro
- Conect Car
- Confiança
- CPFL
- Credsystem
- Crefisa
- Di Santinni
- Digio
- Elmo
- Energisa
- Fama
- Havan
- Hipercard
- Hoepers
- Ipanema
- Itapeva
- Itaú
- Koerich
- Kredilg
- Light
- Nosso Lar
- Novo Mundo
- Oi
- PagBank
- Pernambucanas
- Pitágoras
- Ponto Frio
- Porto Seguro
- Quatro Estações
- Recovery
- Renner
- RGE
- Riachuelo
- Santander
- Sky
- Sorocard
- Tenda
- Tribanco
- Tricard
- Unic
- Uniderp
- Unime
- Unopar
- Vivo
- Zema
Fonte: Por GABRIEL RODRIGUES – O TEMPO