Saúde

Fazer xixi assentado pode ser benéfico para os homens

Publicado

em

Posição mais adequada para fazer xixi é sentado, concluiu pesquisa feita por holandeses — Foto: Freepik

Quem tem dificuldade na hora da micção, o que é mais comum entre idosos, pode notar vantagens em não ficar de pé

Xixi é uma daquelas coisas que todo mundo faz, mas sobre a qual pouca gente costuma falar. O campeão mundial pela Argentina Lionel Messi não é desses: em entrevista a uma TV uruguaia há alguns anos, o jogador confirmou que urina sentado. “É mais cômodo”, disse, enquanto os colegas riam. Com informações de O Tempo.

O assunto, porém, não é piada. Na Alemanha, por exemplo, 62% dos homens afirmaram ter adotado a prática, parcial ou totalmente, inclusive em banheiros públicos, em prol da higiene. Pelo mesmo motivo, placas nos banheiros públicos proíbem o xixi de pé.


Por aqui não existem dados publicados sobre o tema, mas há quem prefira se sentar para urinar pelo mesmo motivo. “A diferença de sujeira é muito grande. De odor, também”, pontua o corretor de seguros e investimentos Gustavo*, de 35 anos, morador da Pampulha, em BH.
Saúde

No entanto, a grande vantagem para justificar a mudança do hábito pode ser outra: a posição mais adequada para fazer xixi é sentado, de acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda. “Para homens saudáveis, sem sintomas do trato urinário, não faz diferença, em termos de saúde, urinar em pé ou sentado. Já homens com trato urinário fraco, com dificuldade de urinar, que precisam fazer força, que sentem que não esvaziaram a bexiga após o ato e que têm gotejamento, podem se beneficiar ao urinarem sentados”, explicou Julia Duarte de Souza, urologista do Hospital Felício Rocho, na capital mineira.

Veja vídeo sobre o assunto:

Relação com idade

Essas dificuldades citadas pela especialista podem ser mais comuns em homens acima dos 60 anos. “Em idosos, há um benefício em urinar sentado, pois essa posição facilita o esvaziamento da bexiga, e há melhor relaxamento da musculatura pélvica, principalmente naqueles homens que apresentam próstata aumentada”, explicou o urologista Rogério Saint-Clair Pimentel Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

Prevenção sempre

Assunto importante, o câncer de próstata não tem nada a ver com urinar sentado ou de pé. “Se há histórico dessa doença na família, o homem deve procurar o urologista a partir dos 45 anos. Se não, a partir dos 50”, disse a urologista Julia Duarte de Souza.

Dor merece atenção

Homens que sentem dor na hora de urinar, que percebem aumento no número de vezes que fazem xixi e que têm qualquer outra sensação ou sintoma devem buscar um médico, alerta o urologista Rogério Saint-Clair Pimentel Mafra.

Mira não importa: vai sujar

Não tem como evitar: quando se faz xixi de pé, respinga em vários ângulos, independentemente se a mira está na água ou na borda do vaso. As gotas podem chegar a escovas de dente, papel higiênico e toalhas. A conclusão é de um estudo contratado pela QS Supplies, loja de produtos para banheiro do Reino Unido, que usou luz ultravioleta e líquido fluorescente para comprovar a tese.

Sentar-se no vaso sujo de xixi alheio não causa infecção urinária em homens nem em mulheres, afirma a urologista Julia Duarte de Souza. O problema mesmo é a sujeira e o odor.

Você sabia?

Entre os navajos, povo indígena da América do Norte, a tradição é que as mulheres façam xixi de pé, e os homens fiquem de cócoras para urinar.

* Nome fictício, como preferiu a pessoa entrevistada

Tendência

Sair da versão mobile